Os Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química no Estado de Goiás: do Conhecer ao Construir

With the development of this research we seek to investigate the relationships and interactions between constituent elements of the pedagogical courses projects (PPC) of Chemistry Teachers Training Courses in the Goiás state, Brazil. We used as a research method discursive textual analysis aimed at...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva lattes
Orientador/a: SOARES, Marlón Herbert Flora Barbosa lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal de Goiás
Programa: Doutorado em Quimica
Department: Ciencias Exatas e da Terra
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1026
Citação:MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Projects Pedagogic Course in Chemistry in the State of Goiás: the Building of Knowledge. 2010. 206 f. Tese (Doutorado em Ciencias Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.
Resumo Português:Com o desenvolvimento desta pesquisa buscamos investigar as relações e interações entre os elementos constituintes dos projetos pedagógicos de cursos (PPC) de Licenciatura em Química no estado de Goiás. Utilizamos como método de pesquisa a análise textual discursiva que visa fragmentar os documentos analisados em unidades de análise, estabelecer relações entre as unidades no processo de categorização e construir um novo texto em que são apresentadas as novas compreensões do fenômeno estudado. Questionamos se, nos documentos, as relações e interações estabelecidas possibilitam ou proporcionam uma formação profissional que contemple as diretrizes atuais para a formação de professores. Identificamos concepções positivistas sobre a visão de ciência, falta de clareza em relação ao perfil do profissional a ser formado e constatamos a crise de identidade pela qual passa a universidade brasileira quando tenta justificar suas ações relacionando-as às necessidades do mercado de trabalho. Analisamos as contradições presentes em relação às questões da interdisciplinaridade, formação pela pesquisa e uso das tecnologias da informação e comunicação. Ao estudarmos de maneira detalhada os PPC de Licenciaturas em Química, reelaboramos nossas concepções e nos constituímos como sujeito/ pesquisador/professor em um processo de formação continuada do próprio professor formador. Essa mudança nos possibilitou a participação na elaboração de um novo PPC contribuindo para a elaboração de um documento que tivesse minimizadas as contradições por nós percebidas em outros PPC. Nesse contexto, propomos que a participação consciente na construção e elaboração do PPC demanda a compreensão sobre as intencionalidades nas quais se pautam esses documentos que se constituem enquanto direcionadores dos caminhos escolhidos para a concretização da proposta pedagógica e da identidade de um curso
Resumo inglês:With the development of this research we seek to investigate the relationships and interactions between constituent elements of the pedagogical courses projects (PPC) of Chemistry Teachers Training Courses in the Goiás state, Brazil. We used as a research method discursive textual analysis aimed at fragmenting documents examined in units of analysis, relations between units in the categorization process and build a new text that presents the new understandings of the phenomenon studied. We question whether, in the documents, the relationships and interactions established enable or provide a training that includes the current guidelines for teacher training. Identified positivist conceptions about the vision of science, lack of clarity regarding the professional profile to be formed and found the identity crisis of the university when you try to justify their actions relating to the needs of the labor market. We analyze the contradictions in relation to issues of interdisciplinarity, training by research and through use of information technology and communication.We study in detail the PPC in Chemistry Teachers Training Courses, re-designed our views and we give as a subject/researcher/teacher in a process of continuing education teacher's own trainer. This change enabled us to participate in the drafting of a new PPC seeking help to produce a document that had minimized the contradictions perceived by us on other PPC. We therefore propose that the conscious participation in the construction and preparation of PPC requires the understanding of the intentions of which are governed these documents constituted as drivers of the paths chosen for the implementation of the pedagogical and identity of a stroke