Inversão de conteúdos curriculares no ensino médio: o começo pelo fim e as apropriações do saber em física

This dissertation is the result of a bibliographical and field research within the Postgraduate Program in Physics Teaching of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF) at the Federal University of Goiás - Regional Catalão. The activities proposed were developed with...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Franco, Donizete Lima lattes
Orientador/a: Pereira, Ana Rita lattes
Banca: Pereira, Ana Rita, Lavelli, Lara Fernandes dos Santos, Ortiz, Julio Santiago Spinoza, Cunha, Jalles Franco Ribeiro da
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Goiás
Programa: PROFIS - Programa de Pós-graduação em Ensino de Física em Rede - Sociedade Brasileira de Física (RC)
Department: Regional Catalão (RC)
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9601
Citação:FRANCO, D. L. Inversão de conteúdos curriculares no ensino médio: o começo pelo fim e as apropriações do saber em física. 2018. 230 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física em Rede) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2018.
Resumo Português:Esta dissertação é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo dentro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. As atividades propostas foram desenvolvidas com alunos do 1º ano do curso de Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Ituiutaba no ano de 2017. Essas atividades tiveram por fundamento as ideias de Jerome Bruner (1978), que afirma que qualquer assunto pode ser ensinado a pessoas de qualquer idade e estágio de desenvolvimento, desde que o faça com intelecto e organização. Nosso produto teve por base o desenvolvimento de conteúdos de Eletromagnetismo, que normalmente é ensinado a alunos do 3º ano do ensino médio, à alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos que levaram a realização desse estudo foram: mostrar a importância da teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, enfatizando sua aplicação nas atividades propostas e realizadas, procurando entender e discutir o processo do “ensino em espiral” de Bruner, relacionando-o com a inversão de conteúdos proposto neste trabalho. Além disso, foi relatado o desenvolvimento da sequência didática proposta, procurando identificar, catalogar e relacionar, através de formulários respondidos e avaliações realizadas os resultados obtidos. Na análise dos resultados considerou-se as aulas ministradas, as atividades em sala e em casa, exercícios para nota e provas, isso tudo avaliados dentro do contexto dos conteúdos ministrados. Como resultados, ressaltamos a concordância com Bruner de que realmente é possível ensinar um conteúdo a alunos de qualquer idade e estágio de desenvolvimento, desde que o faça com responsabilidade, pois verificamos que os alunos obtiveram resultados (notas) satisfatórias.
Resumo inglês:This dissertation is the result of a bibliographical and field research within the Postgraduate Program in Physics Teaching of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF) at the Federal University of Goiás - Regional Catalão. The activities proposed were developed with students of the 1st year of the Electrotechnical course integrated to the High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba in the year 2017. These activities were based on the ideas of Jerome Bruner (1978), which states that any subject can be taught to people of any age and stage of development, provided it does so with intellect and organization. Our product was based on the development of contents of Electromagnetism, which is normally taught to students in the 3rd year of high school, to students of the 1st year of high school. The objectives that led to the study were: to show the importance of Jerome Bruner's learning theory, emphasizing its application in the proposed and realized activities, trying to understand and discuss the process of Bruner's "spiral teaching", relating it to proposed in this work. In addition, it was reported the development of the proposed didactic sequence, trying to identify, catalog and relate, through forms answered and evaluations carried out the results obtained. In the analysis of the results it was considered the classes taught, the activities in the room and at home, exercises for note and tests, all evaluated within the context of the content taught. As a result, we highlight the agreement with Bruner that it is really possible to teach a content to students of any age and stage of development, provided that it does so responsibly, as we have verified that the students obtained satisfactory results.