Caracterização da inovação em modelos de negócios: aplicações no transporte aéreo

In the air transport sector, especially in the airlines, innovation in business models can contribute to the creation of value, competitive advantage and profitability with new possibilities of action in the sector. The proposed research aims to identify the business models adopted by Brazilian airl...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Pereira, Bruno Alencar lattes
Orientador/a: Souza, Mauro Caetano de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Goiás
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração (FACE)
Department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5575
Citação:PEREIRA, B. A. Caracterização da inovação em modelos de negócios: aplicações no transporte aéreo. 2015. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Resumo Português:No setor do transporte aéreo, especialmente nas companhias aéreas, a inovação nos modelos de negócios pode contribuir para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade com novas possibilidades de atuação no setor. A pesquisa proposta teve por objetivo identificar os modelos de negócios adotados pelas companhias aéreas brasileiras e caracterizar como a inovação ocorre para a criação de valor, vantagem competitiva e lucratividade nos modelos aplicados ao setor, com a identificação e aplicação de indicadores ainda não explorados adequados à essa compreensão. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa empírica, exploratória e descritiva realizada por estudo multicaso com três das principais companhias aéreas brasileiras, permitindo uma investigação para levantar as características significantes e holísticas dos indicadores de inovação aplicados aos modelos de negócios adotados no transporte aéreo. Os resultados demonstram a busca por rupturas do paradigma relacionado à dicotomia dos modelos tradicionais low-cost e full-service em direção à modelos de negócios híbridos, sendo perceptível a necessidade de um modelo de negócio que mantenha um equilíbrio entre os serviços oferecidos, porém, sem grandes inovações identificadas pela proposição de valor ofertada. Conclui-se que, nas companhias brasileiras a inovação nos modelos de negócios ocorre de forma linear conforme exemplos destacados pelas companhias que, pela percepção das próprias empresas, as mudanças internas nos modelos de negócios são consideradas grandes inovações organizacionais, porém, não se evidencia nos resultados grandes inovações externas para o mercado proporcionada pelos modelos de negócios adotados em um panorama comparativo entre tais companhias.
Resumo inglês:In the air transport sector, especially in the airlines, innovation in business models can contribute to the creation of value, competitive advantage and profitability with new possibilities of action in the sector. The proposed research aims to identify the business models adopted by Brazilian airlines and characterize how innovation happens to create value, competitive advantage and profitability by models applied to the sector with the identification and implementation of appropriate indicators not yet exploited to this understanding. The methodology consisted of empirical, exploratory and descriptive research by multi case study with three of the main Brazilian airlines, allowing an investigation to raise significant and holistic characteristics of innovation indicators applied to the business models adopted in the sector. The results show the search paradigm breaks related to the dichotomy of the traditionals models low-cost and full-service toward hybrid business models and perceived the need for a business model that maintains a balance between the services offered, however, no major innovations identified by the supplied value proposition. The conclusion is that in the Brazilian airlines the innovation in business models occur linearly as examples highlighted by the companies, that the perception of them, internal changes in business models are considered major organizational innovations, however, there is no evidence results in large external innovations to the market provided by the business models adopted in a comparative panorama of such airlines.