Tabela periódica interativa: contribuições de uma proposta de educação não formal para a formação continuada de professores de química

Esta tese apresenta uma investigação cujos objetivos centraram-se na análise das contribuições sobre a relevância do estabelecimento de relações entre um Centro de Ciências, a Universidade e a Escola, pautado nos debates sobre a formação continuada de professores sob uma perspectiva de valorização d...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Aliane, Cláudia Sanches de Melo lattes
Orientador/a: Lopes, José Guilherme da Silva lattes
Co-advisor: César, Eloi Teixeira lattes
Banca: Monteiro, Bruno Andrade Pinto lattes, Araújo Neto, Waldmir Nascimento de lattes, Afonso, Andreia Francisco lattes, Silva, Ana Carolina Araújo da lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9066
Resumo Português:Esta tese apresenta uma investigação cujos objetivos centraram-se na análise das contribuições sobre a relevância do estabelecimento de relações entre um Centro de Ciências, a Universidade e a Escola, pautado nos debates sobre a formação continuada de professores sob uma perspectiva de valorização da troca de experiências e da reflexão sobre práticas pedagógicas. Foi organizado um processo de formação continuada, a partir da temática Ensino de Tabela Periódica, que foi desenvolvido em parceria com professores do ensino superior e da educação básica, em 2015, no Centro de Ciências. Os encontros foram vídeo-gravados, o que permitiu a delimitação e transcrição dos episódios de análise. Além disso, foram utilizados também, questionários e um diário de campo com o intuito de construir um corpus de dados que contribuísse para responder aos questionamentos desta pesquisa. O processo de análise foi orientado pelos pressupostos da análise de conteúdo, que levou a organização de categorias, tanto a priori quanto a posteriori, relativos aos dados produzidos. A discussão teórica é sustentada pelos estudos sobre formação de professores diante de uma perspectiva dialógica entre teoria e prática considerando os desafios do ensino de química, a partir da abordagem de atividades lúdicas, da história da ciência e da experimentação. A análise evidencia que o diálogo, proporcionado a partir do coletivo formado por professores da educação básica e da universidade, colaboraram para que os envolvidos pudessem compartilhar suas experiências e refletir sobre suas práticas. Foram destacadas também, a importância do estabelecimento de relações entre o Centro de Ciências e a escola básica, que vem contribuindo para que professores tenham um aporte material e pedagógico no desenvolvimento de suas aulas. Além disso, por meio da análise das reflexões desenvolvidas durante o processo formativo, foi possível perceber contribuições, que apontam para uma visão mais crítica, quanto às abordagens das atividades lúdicas, da história da ciência e da experimentação, no ensino de química, em especial no ensino de tabela periódica.
This thesis presents an investigation whose objectives were centered in the analysis of the contributions on there levance of the establishment of relations between a Science Center, the University and the School, based on the debates about the continuous formation of teachers from a perspective of valuing the exchange of experiences and reflection on pedagogical practices. A process of continuous training was organized, based on the theme, Periodic Table Teaching, which was developed with the involvement of teachers of higher education and basic education, in 2015, at the Science Center. The meetings were video-recorded, which allowed the delimitation and transcription of the episodes of analysis. In addition, questionnaires and a field diary were also used in order to construct a corpus of data that contributed to answer the questions of this research. The analysis process was guided by the assumptions of Content Analysis, which led to the organization of categories, both a priori and a posteriori, related to the data produced. The theoretical discussion is supported by the studies about teacher training in the face of a dialogical perspective between theory and practice considering the challenges of teaching chemistry, from the approach of ludic activities, the history of science and experimentation. The analysis shows that the dialogue, provided from the collective, made up of teachers of basic education and university, collaborated so that those involved could share their experience sand reflection their practices. It was also highlighted the importance of establishing relations between the Science Center and the basic school, which has contributed to the teacher shave a material and pedagogical contribution in the development of their classes. In addition, through the analysis of their flections developed during the formative process, it was possible to perceive contributions, which point to a more critical view, regarding the approaches of the ludic activities, the history of science and experimentation, in the chemistry teaching, in particular in periodic table teaching.