PREVALÊNCIA DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

The disorder and attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a neurobehavioral syndrome more common at school age. It is characterized according to the criteria of the Fourth Edition of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) by: a persistent pattern of inattention,...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Reis, Tertuliana Medeiros Mota dos lattes
Orientador/a: Figueiredo Neto, José Albuquerque de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Maranhão
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL
Department: saúde da mulher e saúde materno-infantil
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1186
Citação:REIS, Tertuliana Medeiros Mota dos. PREVALENCE OF THE ATTENTION DEFICIT DISORDER AND HYPERACTIVITY IN PUBLIC SCHOOLS OF SAO LUIS OF THE MARANHÃO. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em saúde da mulher e saúde materno-infantil) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Resumo Português:O transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH) é a síndrome neurocomportamental mais frequente na idade escolar. É caracterizado segundo os critérios da Quarta Edição do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-IV) por: padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade, em pelo menos dois contextos diferentes, gerando prejuízos de relacionamento e/ou aprendizado. O reconhecimento dos sintomas por parte dos pais e professores propicia o diagnostico precoce e consequentemente uma intervenção multidisciplinar adequada que previna graves problemas acadêmicos e sociofamiliares. Objetivo: Avalia prevalência de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em alunos de escolas públicas, municipais de São Luís Maranhão Métodos: Foi realizado um estudo transversal e analítico com uma população amostral de 266 alunos, no período de novembro de 2010 a maio de 2011, em 4 Escolas Públicas Municipais utilizando os critérios da Quarta Edição do Manual de Diagnóstico Estatístico dos Transtornos Mentais por meio do questionário SNAP-IV e posterior entrevista clínica semiestruturada. Resultados: Foram avaliadas 266 crianças no período de Novembro de 2010 a Maio de 2011, com uma idade média de 7,79 ± 0,96 anos; sendo 145 (54,51%) do sexo masculino e 121 (45,49%) do sexo feminino. Observou-se o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em 19 escolares (7,14%), com predominância do sexo masculino (78,95%); sendo 9 (47,37%) do tipo desatento, 7 (36,84%) do tipo hiperativo e 3 (15,79%) misto. Quanto ao transtorno opositor desafiante, foi identificado em 8 das 19 crianças diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (42,11%). Conclusão: A prevalência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade foi de 7,14%, com predominância no sexo masculino e do tipo desatento. O Transtorno opositor desafiante, foi identificado em 42,11% das crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Resumo inglês:The disorder and attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a neurobehavioral syndrome more common at school age. It is characterized according to the criteria of the Fourth Edition of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) by: a persistent pattern of inattention, hyperactivity and impulsivity in at least two different contexts, thus impairing the relationship and / or learning. The recognition of symptoms by parents and teachers provides early diagnosis and therefore an appropriate multidisciplinary intervention to prevent serious academic problems and social and familiar. Objective: Evaluate the prevalence of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity in children from public schools, city of Sao Luis - Maranhao Methods: This was an analytical cross-sectional study with a sample population of 266 students, from November 2010 to May 2011, 4 Municipal Public Schools using the criteria of the Fourth Edition of the Diagnostic Statistical Manual of Mental Disorders by the SNAP-IV questionnaire and subsequent semi-structured clinical interview.Results: We evaluated 266 children in the period November 2010 to May 2011, with a mean age of 7.79 ± 0.96 years, and 145 (54.51%) males and 121 (45.49%) female. Observed Disorder and Attention Deficit Hyperactivity Disorder in 19 students (7.14%), predominantly male (78.95%) and 9 (47.37%) the inattentive type, 7 (36.84 %) of the type and hyperactive 3 (15.79%) mixture. As for oppositional defiant disorder, was identified in eight of 19 children diagnosed with Attention Deficit Disorder / Hyperactivity (42.11%). Conclusion: The prevalence of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity was 7.14%, with male predominance and the inattentive type. The oppositional defiant disorder, was identified in 42.11% of children with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity.