A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: desvelando a constituição dos seus saberes

It analyses the knowledge that guide the training of teachers who work in the Hospitality Course from immersion theory on the various determinants of this phenomenon, as well as listening to the subjects involved in the research. It walks through the history of higher education in Brazil, focusing o...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Correia, Jonilson Costa lattes
Orientador/a: Moraes, Lélia Cristina Silveira de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Maranhão
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Department: Educação
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/207
Citação:CORREIA, Jonilson Costa. THE TRAINING OF TEACHERS OF THE HOSPITALITY COURSE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF MARANHÃO: revealing the constitution of their knowledge. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
Resumo Português:Este estudo se propõe a analisar os saberes constitutivos da formação dos professores do Curso de Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a partir da imersão teórica sobre os diversos determinantes desse fenômeno, bem como da escuta dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Percorre-se pela história do ensino superior no Brasil, focando a formação de professores para esse nível de ensino, situando o curso de Hotelaria, sua evolução no Brasil e particularmente no Maranhão. Sobre o panorama do ensino superior, o ensino de hotelaria, bem como sobre a formação de professores nos embasaram Anastasiou (2002), Ansarah (2002), Cunha (1999), Guiraldelli (1994), Massetto (1996) entre outros. Para a análise dos dados sobre os saberes dos professores, contamos com as contribuições dos teóricos Paulo Freire (1996), Demerval Saviani (1987), Pimenta (1999; 2009), Alarcão (2010), Tardif (2002) e Vázquez (1986) que nos permitiram compreender que a constituição dos saberes possui origens distintas, dando-se por diversas influências de muitos aspectos. Na construção do presente estudo optamos pela abordagem qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou garantir um clima favorável, a fim de que os sujeitos se sentissem à vontade para se expressarem. Os sujeitos envolvidos no estudo foram os docentes e discentes do Curso de Hotelaria da UFMA atendendo, aos seguintes critérios: professores das disciplinas de formação geral e das disciplinas específicas, alunos do oitavo e nono período do curso e ainda a coordenadora do curso entre os anos de 1989 e 1992. Concluímos que: o professor durante o exercício da docência busca referências em seus antigos docentes e na sua experiência como aluno; o professor jamais forma-se sozinho, pois a construção do conhecimento também ocorre no fazer diário do professor e o prazer da profissão docente foi percebido como motivação na vida dos professores; os saberes docentes são constantemente modificados e aperfeiçoados, sendo assim, o professor está em constante formação em sua vida profissional.
Resumo inglês:It analyses the knowledge that guide the training of teachers who work in the Hospitality Course from immersion theory on the various determinants of this phenomenon, as well as listening to the subjects involved in the research. It walks through the history of higher education in Brazil, focusing on the training of teachers for this level of education, setting the course of Hospitality from its creation and evolution in Brazil and particularly at Federal University of Maranhão. About the view of higher education and hospitality education and teacher training have shaped us Anastasiou (2002), Ansarah (2002), Cunha (1989), Guiraldelli (1994), Masetto (1996) among others. To analyze data about the teachers knowledge we had the theoretical contributions of Saviani (1987), Pepper (1999), Tardif (2002) and Paulo Freire (1996) and Vazquez (1986) that allowed us to understand that the constitution of knowledge has different origins , giving a number of ways and through the influence of many aspects. In the construction of this study, we have chosen a qualitative approach using semi-structured data collection as instrument which enabled us to ensure a favorable climate, so that the subject felt free to express themselves. We conclude that the teacher during the teaching practice of seeking references in his former teachers and his experience as a student, the teacher is never formed alone, the construction of knowledge also occurs in daily to the teacher, the pleasure of the teaching profession was perceived as motivation in the lives of teachers, the teachers knowledge are constantly modified and improved, so the teacher is constantly training in their professional lives.