O PENSAMENTO PEDAGÓGICO SOCIALISTA: reflexões sobre a experiência educacional desenvolvida na Rússia pós-revolucionária e suas contribuições para o projeto educacional da sociedade contemporânea

This work is part of State, Politics and Educational Policy research line. As its title indicates, it aims to discuss the principles of socialist pedagogy and their contributions to the organization of educational work in current schools based on the ideas of Marx and Engels about education and teac...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Abreu, Malila da Graça Roxo lattes
Orientador/a: Lima, Francisca das Chagas Silva lattes
Banca: Sousa, Antonio Paulino de
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Maranhão
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Department: Educação
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/205
Citação:ABREU, Malila da Graça Roxo. THOUGHT SOCIAL PEDAGOGY: Reflections on experience education developed in post-revolutionary Russia and its contributions to educational project of contemporary society. 2011. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
Resumo Português:O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Estado, Política e Gestão Educacional. Como o próprio título indica tem por objetivo discutir os princípios da Pedagogia Socialista e suas contribuições para a organização do trabalho pedagógico na escola atual, a partir das ideias de Marx e Engels sobre educação e ensino, tendo como referência a primeira experiência histórica de construção do sistema educacional sob a égide do socialismo. Parte-se neste estudo da compreensão de que os interesses entre capital e trabalho continuam essencialmente antagônicos. Nesse sentido, busca-se a elucidação dos questionamentos, respaldando-se a análise nos clássicos do marxismo e nas produções teóricas sobre a experiência desenvolvida na Rússia pós- revolucionária sob a orientação de Pistrak, além da produção teórica de educadores nacionais que desenvolveram estudos sobre a temática. Utiliza-se o referencial teórico metodológico do materialismo histórico- dialético para compreensão do fenômeno estudado. A discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista sobre educação. O trabalho está estruturado em três capítulos e considerações finais. Na primeira parte, aborda-se a trajetória do princípio da união do ensino com o trabalho, enfocando sua origem desde Owen até Marx. Na segunda parte, abordam-se as categorias trabalho, tempo livre, homem em Marx e sua relação com a educação. Na terceira parte analisa-se a experiência acumulada pela classe trabalhadora na Rússia pós-revolucionária sob a orientação de Pistrak e o legado que essa experiência pode oferecer para a construção de uma Pedagogia Socialista. Nas considerações finais, apresentam-se as reflexões sobre todo o trabalho desenvolvido na dissertação, apontando as contribuições do trabalho de Pistrak para a construção da Pedagogia Socialista. O estudo realizado nos permite confirmar a atualidade dos princípios da Pedagogia Socialista, alternativa única de transformação da realidade, e indicar a necessidade de luta organizada da classe trabalhadora para superação da atual proposta de sociabilidade capitalista.
Resumo inglês:This work is part of State, Politics and Educational Policy research line. As its title indicates, it aims to discuss the principles of socialist pedagogy and their contributions to the organization of educational work in current schools based on the ideas of Marx and Engels about education and teaching having as reference the first historical experience of educational system construction under the aegis of socialism. We started this study from the understanding that the interests between capital and labor remain essentially antagonistic, in that context we seek to elucidate the questions endorsing the analysis in the classics of Marxism and the theoretical treatises on the experience developed in post-revolutionary Russia under the guidance of Pistrak, as well as theoretical production of national educators who developed studies on this subject. We aim to use the methodological theoretical framework of historical-dialectical materialism to understand the contemplated phenomenon. The discussion is based on the Marxian and Marxist theorizing about education. This work is structured in three chapters and final considerations. The first part deals with the trajectory of teaching unity principle and labor focusing on its origin from Owen to Marx. The second part deals with working categories, free time, man on Marx and his relationship with education. The third part aims to review the experience accumulated by the working class in post-revolutionary Russia on the orientation of Pistrak and the legacy that this experience can offer to build a socialist pedagogy. In the conclusion, we present the thought on all developed work of the dissertation pointing out the contributions of Pistrak for the construction of socialist pedagogy. This study allows us to confirm the relevance of the principles on socialist pedagogy, and it indicates the need of organized struggles of working class to overcome the current proposal of capitalist sociality, the only way out to change our reality.