ESTUDO DA OBTENÇÃO E EMISSÕES GASOSAS DE MICROEMULSÕES COMBUSTÍVEIS DE ÓLEO DE BABAÇU

In nature babassu oil can be applied as fuel in diesel engines. However, such practice is limited by its high viscosity and gum formation tendency. Conversely, vegetal oil-based microemulsions often have appropriated combustion and physicochemical properties. In such context, this work aims to evalu...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Dias, Cássio da Silva lattes
Orientador/a: Maciel, Adeilton Pereira
Co-advisor: Silva, Fernando Carvalho lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Maranhão
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA/CCET
Department: QUIMICA
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/912
Citação:DIAS, Cássio da Silva. COLLECTION AND STUDY OF GAS EMISSIONS FROM FUEL BABASSU OIL MICROEMULSIONS. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em QUIMICA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.
Resumo Português:A utilização do óleo de babaçu in natura em motores do ciclo diesel é limitada, tendo em vista que sua alta viscosidade pode ocasionar a formação de gomas e entupimento dos bicos injetores do motor. Entretanto, a obtenção de microemulsões a partir do óleo vegetal, álcool hidratado e óleo fúsel constitui uma alternativa para redução da viscosidade do sistema, apresentando vantagens nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. O objetivo desse trabalho é a obtenção de microemulsões combustíveis. Na primeira etapa foram avaliados os parâmetros físico-químicos do óleo de babaçu, sendo então, construído um diagrama de fases a partir dos componentes formadores das microemulsões. Posteriormente, fez-se a seleção da região de microemulsão dos sistemas com maior proporção de óleo vegetal nos quais foram realizados ensaios físico-químicos de caracterização, sendo escolhido um sistema com proporção de 60% do óleo vegetal para ser testado puro e misturado ao diesel em um motor. A eficiência da combustão das microemulsões e de suas misturas binárias com o diesel no motor, baseou-se na quantificação do consumo, vazão dos gases e emissões de CO, CO2 e NOx. Os sistemas microemulsionados apresentaram uma redução significativa da viscosidade, quando comparado ao óleo de babaçu degomado, ficando-as semelhantes ao diesel e atingindo valores equivalentes aos padrões de comercialização. Houve uma melhora nos índices de emissões gasosas para as misturas das microemulsões com o B5.
Resumo inglês:In nature babassu oil can be applied as fuel in diesel engines. However, such practice is limited by its high viscosity and gum formation tendency. Conversely, vegetal oil-based microemulsions often have appropriated combustion and physicochemical properties. In such context, this work aims to evaluate microemulsions from vegetal oil, hydrated alcohol and fusel oil as an alternative fuel. Thus, the babassu chemical properties were determined by several analyses and its miscibility pattern was evaluated by means of phase diagrams. Based on such study, were selected microemulsion with high oil content. Among them, the 60% oil-based ternary system has presented desired characteristics, being evaluated as pure or binary diesel blended fuels. The combustion efficiency, for all samples, was evaluated according to fuel consumption, gaseous exhaust emission. In general, all microemulsified systems has presented low viscosities, being inferior to the initial oil and equivalent to diesel. Furthermore, it was observed a significant reduction of the gaseous releases for B5 microemulsion blend.