Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Jonathan Felipe de Lima Silva
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Orientador(a): |
Luiz Claudio Monteiro Montenegro
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Banca de defesa: |
Douglas Batista Mazzinghy,
Roberto Galéry |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas
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Departamento: |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINAS
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/1843/31513
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Resumo: |
O circuito de remoagem do Minas-Rio é a maior planta de moagem vertical do mundo na atualidade. Esta foi projetada com dezesseis equipamentos de 1500 HP cada para processar 24,5 milhões de toneladas de Pellet Feed concentrados por flotação reversa de minério de ferro e adequar este material para transporte via mineroduto. Esta etapa do processo é crucial para o desempenho do sistema de produção pois uma baixa produtividade pode causar restrições de produção à montante ou o não atingimento das especificações de segurança do único modal de transporte do produto. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi estudar as principais variáveis que influenciam o processo da moagem vertical e avaliar o seu impacto na produtividade do equipamento. Para a realização deste estudo foram realizados ensaios de moagem em laboratório e amostragens no circuito industrial para acompanhamento do desempenho ao longo da vida útil dos revestimentos dos moinhos. Com estes dados foi possível definir os efeitos do revestimento, da densidade de polpa, dos corpos moedores e da altura da carga moedora na potência dos moinhos. Na última etapa do trabalho foi construído um modelo matemático para predizer a potência dos moinhos e assim, dar subsídios para se definir a melhor estratégia operacional do sistema. |