Imersão social e institucional e capacidades competitivas: uma análise do setor calçadista de Nova Serrana

As abordagens da imersao social e institucional tem sido amplamente utilizadas na analise dos relacionamentos de negocios. O primeiro, em sua perspectiva relacional, considera os efeitos diretos da interacao entre os atores sobre a acao economica. Isso significa que as trocaseconomicas nao sao estab...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Geraldo Magela Rodrigues de Vasconcelos
Orientador/a: Janete Lara de Oliveira Bertucci
Banca: Marcelo Bronzo Ladeira, Afranio Carvalho Aguiar, Cleber Carvalho de Castro, Charles Kirschbaum
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal de Minas Gerais
Assuntos em Português:
Online Access:http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A6G66
Resumo Português:As abordagens da imersao social e institucional tem sido amplamente utilizadas na analise dos relacionamentos de negocios. O primeiro, em sua perspectiva relacional, considera os efeitos diretos da interacao entre os atores sobre a acao economica. Isso significa que as trocaseconomicas nao sao estabelecidas com base exclusivamente nos aspectos relacionados as condicoes de mercado, mas leva em conta tambem o comprometimento e a confianca entre os parceiros de troca. O segundo, imersao institucional, propoe que a participacao das firmas em associacoes setoriais pode influenciar o comportamento e os resultados das firmas. A questao central deste trabalho investiga a influencia dos relacionamentos de firmas do setor calcadista na aquisicao de capacidades competitivas, tendo em consideracao essas duas perspectivas. Dessa forma, analisou-se os relacionamentos das firmas com clientes e fornecedores, com o sindicato do setor e atores pertencentes a outros setores de atividade. Analisou-se tambem ainfluencia do relacionamento com o sindicado local sobre o grau de imersao dos relacionamentos estabelecidos pelas firmas com clientes e fornecedores. A coleta de dados envolveu pesquisa survey realizada com 78 firmas associadas ao sindicato da industria calcadista local e entrevistas com 14 proprietarios dessas firmas. Os dados foram tratados, inicialmente, por meio da analise fatorial e conducao dos testes necessarios para validacao do modelo de pesquisa desenvolvido. A seguir utilizou-se de modelagem de equacoes estruturais para avaliar a influencia dos relacionamentos estabelecidos pelas empresas pesquisadas na aquisicao de capacidades. Para a coleta de dados qualitativos, entrevistas semi-estruturadasforam conduzidas com o emprego de roteiro elaborado a partir do modelo de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que os relacionamentos das firmas com fornecedores sao os que tem maior relevancia tanto para a aquisicao de capacidades como para que as relacoes de troca sejam governadas de maneira mais eficiente, podendo minimizar a ocorrencia de comportamentos oportunistas. Ja os relacionamentos com clientes e com outros atores nao apresentaram associacao com a aquisicao de capacidades. Os resultados indicam, ainda, que a participacao das firmas em associacoes setoriais, propicia tambem a aquisicao de capacidades que, de outra maneira, nao estariam disponiveis no mercado. Alem disso, essa participacaotem influencia sobre o grau de imersao dos relacionamentos com clientes e fornecedores. A principal conclusao deste trabalho refere-se a importancia de as firmas analisarem os relacionamentos estabelecidos com os diversos atores economicos e nao economicos, identificando e mantendo aqueles que podem ambos, de um lado, ser mais relevantes por propiciar a aquisicao de capacidades e, de outro, aqueles em que a confianca e colaboracao sao utilizadas para governar as relacoes de troca.
Social embeddedness and institutional embeddedness approaches have been extensively used to analyze firms business relationships. The Social embeddedness approach, in its relational perspective, considers the direct effects of interaction among players upon economic actions.This in turn means that economic trade is not established solely on market-based attributes, but also traders commitment and trust among themselves. The institutional embeddedness approach suggests that the participation of firms in sectorial associations may influence thebehavior and results of the participating firms. The main point of this work is to investigate the influence of business relationship within the shoe industry on acquiring competitive capabilities based on those two mentioned approaches. Thus, we proposed and analysis of thenature of the business relationship of firms towards both clients and suppliers and the firms relationship with the sectorial association and players belonging to other sectors of the industry. A survey research was applied to collect data from 78 firms which were registered at the shoe industry association along with interviews made with 14 owners of some of those firms. A multivariate factorial analysis was applied to the data along with tests required to decide on the validation of the model of research used. A structural equation modeling procedure was used to evaluate the influence of the relationship and their impact on the levelof capabilities acquired by the researched firms. Qualitative data was also collected through semi-structured interviews which used the questionnaire derived from the research model. The results of the research suggest that business relationship with suppliers is as relevant to acquire competitive capabilities as is the degree of efficiency with which trade relationship are managed. The adequate efficiency level might even minimize the occurrence of opportunistic behavior. However, the relationship with clients and other players did not seem to be related to the acquisition of capabilities. The results indicate further that firmsparticipation in sectorial associations enable the acquisition of capabilities which would not otherwise be available in the market. Besides, the fact that firms participate in associations influences the degree of embeddedness that they assume with their clients and suppliers. The main conclusion of this work is related to the importance of firms analyzing their relationship with their players of both economic and non-economic realms so that the firms may identify, on one hand, those which are more relevant in order to acquire capabilities and, on the other hand, those in which trust and collaboration are relevant to improve business trade.