Planejamento estrat?gico em institui??es federais de ensino superior: an?lise da utiliza??o do balanced scorecard na Universidade Federal do Par?

As Institui??es de Ensino Superior t?m fundamental import?ncia para o desenvolvimento social e econ?mico da popula??o na qual est?o inseridas e por isso precisam utilizar ferramentas adequadas de planejamento e medi??o de seu desempenho estrat?gico institucional. Neste sentido, o objetivo geral dest...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: GON?ALVES, Thiago Borges Lobato lattes
Orientador/a: TOMA, Marina Yassuko lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Par?
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Gest?o P?blica
Department: N?cleo de Altos Estudos Amaz?nicos
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10371
Citação:GON?ALVES, Thiago Borges Lobato. Planejamento estrat?gico em institui??es federais de ensino superior: an?lise da utiliza??o do balanced scorecard na Universidade Federal do Par?. 2018. 98 f. Disserta??o (Mestrado) - Universidade Federal do Par?, N?cleo de Altos Estudos Amaz?nicos, Bel?m, 2018. Programa de P?s-Gradua??o em Gest?o P?blica. Dispon?vel em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10371>. Acesso em:.
Resumo Português:As Institui??es de Ensino Superior t?m fundamental import?ncia para o desenvolvimento social e econ?mico da popula??o na qual est?o inseridas e por isso precisam utilizar ferramentas adequadas de planejamento e medi??o de seu desempenho estrat?gico institucional. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo ? o de realizar uma an?lise processo de planejamento estrat?gico da UFPA com base em documentos institucionais e na percep??o dos gestores das ?reas diretamente envolvidas com este processo, considerando o per?odo a partir de quando a institui??o passou a adotar a metodologia Balanced Scorecard (BSC). Para consecu??o deste objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, baseando-se em abordagem predominantemente qualitativa, de car?ter explorat?ria e descritiva. Quanto aos tipos de procedimentos utilizados, a pesquisa ? considerada como um estudo de caso baseado em pesquisa documental e aplica??o de um question?rio. A pesquisa inseriu-se no contexto da estrutura do Planejamento Estrat?gico da UFPA, abordando especificamente o processo de monitoramento do alcance dos objetivos e metas do painel de desempenho da Institui??o. A pesquisa concentrou-se no per?odo que compreende o in?cio de vig?ncia do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2011-2015 da institui??o, quando a metodologia Balanced Scorecard (BSC) foi implantada, at? os primeiros anos de vig?ncia do PDI 2016-2025, analisando como se desenvolveu a avalia??o do desempenho estrat?gico institucional neste per?odo. Os resultados da pesquisa permitiram concluir-se que a institui??o adota adequadamente o modelo BSC e que o planejamento institucional em geral ? bem avaliado sendo reconhecido como fator relevante para o sucesso da institui??o. Todavia, foram identificadas poss?veis fragilidades em determinados par?metros da pol?tica de planejamento da institui??o, em especial os relacionados ? correla??o entre o que est? registrado no planejamento e o que ? efetivamente executado. Identificou-se ainda a percep??o de que h? defici?ncias na comunica??o dos resultados do planejamento para toda a equipe da organiza??o.
Higher education institutions have fundamental importance for the social and economic development of the population in which they are inserted and therefore need to use appropriate tools to plan and measure their strategic institutional performance. In this sense, the general objective of this study is to carry out a strategic planning process analysis of UFPA based on institutional documents and the perception of the managers of the areas directly involved with this process, considering the period from when the institution started adopting the Balanced Scorecard (BSC) methodology. In order to achieve this objective, an applied research was developed, based predominantly on a qualitative, exploratory and descriptive approach. Regarding the types of procedures used, the research is considered as a case study based on documentary research and application of a questionnaire. The research was inserted in the context of the UFPA?s Strategic Planning structure dealing specifically with the process of monitoring the achievement of the objectives and goals of the institution's performance panel. The research focused on the period that covers the beginning of validity of the UFPA's Institutional Development Plan (PDI) 2011-2015, when the Balanced Scorecard (BSC) methodology was implemented, until the first years of the PDI 2016-2025, analyzing how the strategic strategic performance evaluation in this period was developed. The results of the research allowed to conclude that the institution adopts properly the BSC model and that institutional planning in general is well evaluated and recognized as a relevant factor for the success of the institution. However, possible fragilities have been identified in certain parameters of the institution's planning policy, especially those related to the correlation between what is recorded in the planning and what is actually executed. It was also identified a perception that there are deficiencies in the process of communicating the results of planning for the whole team of the organization.