Tecnologia da Informa??o e Comunica??o (TIC) na gest?o da p?s-gradua??o interdisciplinar da UFPA: um estudo de caso sobre o Sistema Integrado de Gest?o de Atividades Acad?micas (SIGAA)

Esta pesquisa procurou analisar o Sistema Integrado de Gest?o de Atividades Acad?micas (SIGAA), enquanto uma Tecnologia da Informa??o e Comunica??o (TIC), e sua rela??o com a gest?o p?blica no ?mbito organizacional de uma Institui??o de Ensino Superior. Para tanto, realizou-se um estudo de casos m?l...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: VIEIRA, Jos? Nilberlanio lattes
Orientador/a: CORBIN, Hisakhana Pahoona lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Par?
Programa: Programa de P?s-Gradua??o em Desenvolvimento Sustent?vel do Tr?pico ?mido
Department: N?cleo de Altos Estudos Amaz?nicos
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10345
Citação:VIEIRA, Jos? Nilberlanio. Tecnologia da informa??o e comunica??o (TIC) na gest?o da P?s-Gradua??o Interdisciplinar da UFPA: um estudo de caso sobre o Sistema Integrado de Gest?o de Atividades Acad?micas (SIGAA). 2018. 190 f. Disserta??o (Mestrado) - Universidade Federal do Par?, N?cleo de Altos Estudos Amaz?nicos, Bel?m, 2018. Programa de P?s-Gradua??o em Desenvolvimento Sustent?vel do Tr?pico ?mido. Dispon?vel em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10345>. Acesso em:.
Resumo Português:Esta pesquisa procurou analisar o Sistema Integrado de Gest?o de Atividades Acad?micas (SIGAA), enquanto uma Tecnologia da Informa??o e Comunica??o (TIC), e sua rela??o com a gest?o p?blica no ?mbito organizacional de uma Institui??o de Ensino Superior. Para tanto, realizou-se um estudo de casos m?ltiplos, com utiliza??o de m?todos mistos (qualitativo e quantitativo) em dois programas de p?s-gradua??o de cunho interdisciplinar ? PPGDSTU/NAEA e PPGEDAM/NUMA, da Universidade Federal do Par?, objetivando investigar a utilidade do SIGAA para o gerenciamento acad?mico e administrativo nesses cursos na opini?o de docentes, discentes e servidores t?cnico-administrativos. Os resultados do estudo apontaram que o SIGAA ? um sistema que tem se mostrado ?til para o gerenciamento acad?mico-administrativo dos cursos, sendo capaz de fornecer dados e informa??es que contribuem para o processo de tomada de decis?o. No entanto, na vis?o de alguns discentes, o SIGAA tem sido subutilizado, haja vista a resist?ncia de alguns docentes de ambos os programas em explorar todas as potencialidades presentes no sistema. Desta forma, sugere-se que haja treinamento constante para todas as categorias e uma pol?tica institucional para estimular mais intensamente o uso dessa ferramenta tecnol?gica para o alcance dos objetivos organizacionais dos programas de p?s-gradua??o analisados, que s?o subunidades da UFPA.
This research sought to analyze the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA), as an Information and Communication Technology (ICT), and its relationship with public management in the organizational context of a Higher Education Institution. A multicase study using mixed methods (qualitative and quantitative) was undertaken in two interdisciplinary postgraduate programs - PPGDSTU/NAEA and PPGEDAM/NUMA, of the Federal University of Par?. The study aimed to investigate the usefulness of the SIGAA for the academic and administrative management in these programs based on the reflections of professors, students and technical-administrative staff. The results of the study confirmed that SIGAA is a system that has proven to be useful for the academic-administrative management of the programs under study, in that it was capable of data retrieval and proving information that contribute to the decision-making process. However, in view of some students, SIGAA has been underutilized in response to the resistance of some professors of both programs in exploring all the potentialities present in the system. Thus, it is suggested that there be constant training for all user categories and an institutional policy to stimulate more intensely the use of this technological tool to achieve the objectives of the postgraduate programs, which for are subset of UFPA.