Gestão dos dispositivos de comunicação da web social: potencializando as atividades de mediação da informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias brasileiras

Communication devices are the social web 'actions in the library, making them closer to the users, to improve the interaction between them beyond physical environment of the library. Communication devices, as provided by libraries, can give greater visibility to the activities of the library, e...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Santos, Raquel do Rosário lattes
Orientador/a: Duarte, Emeide Nobrega lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Department: Ciência da Informação
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8018
Citação:SANTOS, Raquel do Rosário. Gestão dos dispositivos de comunicação da web social: potencializando as atividades de mediação da informação e do conhecimento em bibliotecas universitárias brasileiras. 2015. 305 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Resumo Português:Os dispositivos de comunicação da web social subsidiam o fazer dos bibliotecários, com o fim de aproximá-los mais dos usuários, ao potencializar a interação entre eles para além do ambiente físico da biblioteca. Se adotados pelas bibliotecas, esses dispositivos poderão dar mais visibilidade às atividades desenvolvidas pelos bibliotecários e ampliar as possibilidades de disseminação e de acesso à informação. Neste estudo, desenvolveu-se um modelo para gestão dos dispositivos de comunicação da web social disponibilizado pelas bibliotecas universitárias e fundamentado na gestão da informação e do conhecimento. Traz um aporte teórico-metodológico para promover a eficácia das atividades de mediação da informação. Trata-se de um estudo teórico e empírico, porque, em um primeiro momento, apoiou-se na literatura para atingir seu objetivo, que foi de construir indicadores que subsidiaram a proposta de um modelo para gestão dos dispositivos de comunicação da web social disponibilizados pelas bibliotecas universitárias. Além disso, houve a necessidade de aproximar o objeto de pesquisa da investigação sobre a realidade, o que permite caracterizá-la como empírica. Tanto o embasamento empírico quanto o teórico serviram de apoiou para investigar como a gestão da informação e a gestão do conhecimento podem contribuir para melhorar atividades de mediação da informação nos dispositivos de comunicação da web social disponibilizados pelas bibliotecas universitárias. O modelo é composto de seis eixos centrais: planejamento estratégico, cultura organizacional e informacional, infraestrutura, competência em informação, conhecimento organizacional e avaliação. A partir dos eixos, também foi possível identificar componentes que os integram e os fundamentam: política de gestão dos dispositivos de comunicação da web social, participação, compartilhamento, pessoas, estrutura tecnológica, conteúdos, aprendizagem, necessidades e expectativa dos usuários e dos colaboradores. Considera-se que as atividades de mediação da informação e do conhecimento realizadas pelos bibliotecários, nos dispositivos de comunicação da web social, precisam ser planejadas, e os procedimentos para executá-las devem ser registrados em uma política de gestão, para que, em âmbito nacional, esse procedimento possa ser realizado como padrão nas bibliotecas universitárias. Os resultados demonstraram que, ao adotar os dispositivos de comunicação de forma planejada, as bibliotecas universitárias estarão contribuindo para potencializar as ações de mediação da informação e do conhecimento.
Resumo inglês:Communication devices are the social web 'actions in the library, making them closer to the users, to improve the interaction between them beyond physical environment of the library. Communication devices, as provided by libraries, can give greater visibility to the activities of the library, expanding the possibilities for dissemination and access to information. In this study a model for managing communication devices provided in the social web by university libraries based on information and knowledge management developed. He offered theoretical and methodological support to promote the effectiveness of mediation business information. It is characterized as a theoretical and empirical research, because, at first was supported in the literature to achieve the objective referred to the construction of indicators that support the proposal of a model for the management of communication devices social web provided by university libraries. Subsequently, the necessity of a rapprochement with the object of research and investigation can characterize it as an empirical reality. Both empirical and theoretical foundation will support research on how the management of information and knowledge can contribute to improving mediation business information communication devices of social web provided by university libraries. The model consists of six (6) central themes: strategic planning, organizational culture and information, infrastructure, information literacy, knowledge of the organization and evaluation. Since these issues was also possible to identify the components that integrate and their basis: management policy communication devices of the social web, participation, sharing, people, technology infrastructure, content, learning, needs and expectations of users and partners. It is considered that the mediation efforts of information and knowledge in the hands made by librarians in communication devices in the social web should be planned and the procedures for its implementation must be registered with the management policy, so level national in this process so as to realize standard in university libraries. The results show that university libraries to worship the manner of communication devices are contributing to improving mediation efforts of information and knowledge.