Democratização da gestão e conselho escolar: o caso de uma escola pública no município de Ipubi/ PE

The School Board has been considered one of the main instruments for the process of democratization of management. It is seen as a possibility of participation of all school segments in building a pedagogical proposal founded on democratic principles seeking pedagogical, administrative and financial...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Pereira, Antonio Cezar lattes
Orientador/a: Farias, Maria da Salete Barboza de lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Department: Educação
Assuntos em Português:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8763
Citação:PEREIRA, Antonio Cezar. Democratização da gestão e conselho escolar: o caso de uma escola pública no município de Ipubi/ PE. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Resumo Português:O Conselho Escolar tem sido considerado um dos principais instrumentos para o processo de democratização da gestão. É visto como possibilidade de participação de todos os segmentos da escola na construção de uma Proposta Pedagógica alicerçada nos princípios democráticos buscando a autonomia pedagógica, administrativa e financeira. O presente trabalho analisa a implantação, funcionamento e contribuições do Conselho Escolar Paulo Freire da Escola Pequeno Príncipe – Ipubi- PE para a democratização da gestão e para o cotidiano escolar e social. Nosso objetivo foi analisar como se dá a participação e organização do Conselho Escolar da referida escola e qual a contribuição do Conselho para a gestão. Discute conceitos de democracia, participação e gestão bem como aspectos relevantes da implantação do Conselho na rede municipal de ensino e na própria escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso, onde foram analisadas atas de reuniões, documentos legais e entrevistas realizadas com integrantes do Conselho Escolar. O resultado do estudo indicou pouca participação do Conselho nas decisões ou deliberações da escola focando seu trabalho apenas nas questões financeiras e legais pertinentes ao funcionamento da unidade escolar. A principal dificuldade na atuação dos conselheiros reside na falta de tempo para participar das reuniões e falta de agendamento prévio das mesmas. Embora os sujeitos da pesquisa, reconhecendo a importância do Conselho como instância de participação e democratização da escola, a forma como este é conduzido e a descontinuidade das reuniões tem impedido que a contribuição se efetive dentro de uma visão de gestão democrática. Os sujeitos indicaram como sugestão a divulgação de uma agenda previa e uma pauta onde se discuta também questões pedagógicas e situações do cotidiano da escola.
Resumo inglês:The School Board has been considered one of the main instruments for the process of democratization of management. It is seen as a possibility of participation of all school segments in building a pedagogical proposal founded on democratic principles seeking pedagogical, administrative and financial autonomy. This paper analyzes the implementation, operation and contributions of Paulo Freire School Board of the School Little Prince - Ipubi- PE for the democratization of management and for school and everyday social life. Our objective was to analyze how is the participation and organization of the said school Board and the contribution of the Council for management. Discusses concepts of democracy, participation and management as well as relevant aspects of the implementation of the Council on public schools and at the school. This is a qualitative research with case study, where minutes of meetings were analyzed, legal documents and interviews with members of the School Board. The study results indicated little participation in decisions of the Council or school deliberations focusing their work only in the financial and legal issues relevant to the operation of the school unit. The main difficulty in the performance of the council is the lack of time to attend meetings and lack of previous scheduling them. Although the research subjects, recognizing the importance of the Council as a forum for participation and school democratization, the way it is conducted and the discontinuity of the meetings has prevented the contribution becomes effective within a vision of democratic management. The subjects indicated as a suggestion the disclosure of an agenda and provided an agenda which also discuss pedagogical issues and situations of everyday school life.