Projeto Sal da Terra: Um estudo acerca da Experiência de Formação Continuada para Educadores (as) da Educação de Jovens e Adultos

El presente trabajo investiga el proceso de formación inicial y continua de educadores de jóvenes y adultos (EJA) sal de la tierra proyecto (PST) se convirtió en la capital cuidad de João Pessoa-PB. En este contexto, se pretende analizar el proceso de formación desarrollado por la sal de la tierra c...

Nível de Acesso:openAccess
Data de Defesa:2017
Autor/a: Silva, Jeane Tranquelino da lattes
Orientador/a: Machado, Aline Maria Batista lattes
Tipo Documento: Dissertação
Idioma:por
Instituição de Defesa: Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
Assuntos em Portugês:
Spanish Subjects:
Áreas de Conhecimento:
Download Texto Completo:http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9895
Citação:SILVA, Jeane Tranquelino da. Projeto Sal da Terra: Um estudo acerca da Experiência de Formação Continuada para Educadores (as) da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Resumo Português:O presente trabalho investiga o processo formativo inicial e continuado das educadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Projeto Sal da Terra (PST), desenvolvido na capital João Pessoa-PB. Nesse contexto, objetivou-se analisar o processo de formação desenvolvido pelo Projeto Sal da Terra com educadores de jovens e adultos e identificar os princípios da Educação Popular, tais como Práxis, Conscientização, Participação e Contextualização. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso, no qual o caminho teórico-metodológico foi norteado pelo método dialético. Enquanto técnicas procedimentais, foram realizadas a pesquisa documental e a observação participante, além das entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado e aplicação de um questionário para traçar um perfil socioeconômico dos sujeitos de nossa pesquisa, que foram oito educadoras e a coordenação pedagógica do Projeto Sal da Terra. Para análise dos dados coletados, este estudo fundamenta-se na análise de conteúdo, preconizada em Bardin (2011), a qual norteou a apreciação das falas e dos significados dentro do contexto da formação dos educadores da EJA. A análise dos dados empíricos revela que tanto a formação inicial como a continuada, oferecida pelo PST aos seus educadores, constituem uma importante contribuição para a prática pedagógica. As conclusões possibilitam afirmar a importância e relevância do PST como uma proposta pedagógica de formação de educadores alfabetizadores que, ao longo de mais duas décadas, tem contribuído significativamente para o campo da Educação de Jovens e Adultos, particularmente na formação de educadores alfabetizadores, em vários municípios da Paraíba. Contudo, no que diz respeito aos princípios da Educação Popular, embora sejam enfocados pelo PST, não são aprofundados; as entrevistas revelaram limitações por parte das educadoras alfabetizadoras.