Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC

Nos últimos anos a concorrência entre as empresas tem aumentado consideravelmente, isto tem impulsionado as organizações a melhorar seus processos, produtos e serviços a fim de reduzir seus custos e aperfeiçoar suas práticas com o objetivo de conquistar o cliente. Mas, não basta querer agradar o cli...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2008
Main Author: MARQUES, Emanuel Gomes
Orientador/a: SICSU, Abraham Benzaquen
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Pernambuco
Assuntos em Português:
Online Access:https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195
Citação:Gomes Marques, Emanuel; Benzaquen Sicsu, Abraham. Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo Português:Nos últimos anos a concorrência entre as empresas tem aumentado consideravelmente, isto tem impulsionado as organizações a melhorar seus processos, produtos e serviços a fim de reduzir seus custos e aperfeiçoar suas práticas com o objetivo de conquistar o cliente. Mas, não basta querer agradar o cliente, é necessário conhecer suas solicitações, prioridades e níveis de expectativas para investir nas características e atividades que o cliente está disposto a pagar, evitando assim, o desperdício de recursos. O presente estudo abordou os fatores competitivos que definem as exigências dos clientes em relação ao negócio e teve por objetivo identificar os fatores competitivos que são os ganhadores de pedido e qualificadores do curso de Administração do CESMAC, na percepção dos graduandos da Instituição. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa aplicada aos alunos ingressantes, na qual se questionou os motivos que o levaram a optar pelo curso de Administração do CESMAC e acerca do grau de importância que envolve os serviços educacionais da Instituição. Outro objetivo da pesquisa foi comparar os fatores competitivos, obtidos através da percepção do cliente, com a estratégia organizacional do CESMAC, obtida através de um levantamento junto à liderança. O trabalho verificou também a imagem da organização na percepção do seu entorno. As empresas que contrataram alunos do CESMAC também foram investigadas visando conhecer a percepção relativa à atuação destes. Os critérios ganhadores de pedido do curso de Administração foram, dentre outros, reconhecimento da instituição pelo mercado, ter os melhores profissionais de ensino, que sejam atenciosos e que saibam resolver conflitos e possuir bibliotecas e laboratórios bem equipados