Água como temática no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos

Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre a (re)construção do conhecimento químico por estudantes do 2ºano do ensino médio,na modalidadedaEducação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal da Cidade de Pelotas. Na busca por uma aprendizagem significativa, utilizou-se a temática “ÁG...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Farias, Beatriz Munhoz Pereira
Orientador/a: Yamasaki, Alzira
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Pelotas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Department: Faculdade de Educação
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3779
Citação:FARIAS, Beatriz Munhoz Pereira. Água como Temática no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. 2017. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017
Resumo Português:Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre a (re)construção do conhecimento químico por estudantes do 2ºano do ensino médio,na modalidadedaEducação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal da Cidade de Pelotas. Na busca por uma aprendizagem significativa, utilizou-se a temática “ÁGUA”, associada a metodologia de ensino Unidade de Aprendizagem (UA), por ter base estrutural no conhecimento prévio e no dia a dia dos estudantes. No desenvolvimento das atividades, foi oportunizado a esses estudantes um ambiente propício para a interação e socialização de seus conhecimentos, através de diferentes momentos pedagógicos. Os dados foram coletados, inicialmente, através de um questionário que objetivava conhecer o perfil da turma, seus anseios, suas dificuldades, para, assim,direcionar o trabalho que seria desenvolvido a partir de então. Posteriormente, foram realizados questionários, atividades experimentais e seminários onde todas as percepções e observações ficaram registradas em um diário de bordo, onde este permitiu avaliar a evolução do conhecimento nos diferentes momentos pedagógicos e o questionário final, o qual permitiu avaliar a proposta desenvolvida. Os dados foram analisados de maneira interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. Com base nestes dados, foi possível identificar a evolução e o amadurecimento dos conhecimentos dos estudante sem relação a química e, principalmente, a relação destes conceitos com o cotidiano
This research paper presents a study on the (re) construction of chemical knowledge by students of 2nd year of high school, in the mode of adult education (EJA) of a Municipal school in the city of Pelotas. In the search for meaningful learning, the theme "WATER" was used, associated with the teaching methodology Learning Unit (UA), because it has a structural basis in the students' prior knowledge and daily life. In the development of activities, these students were given an environment conducive to the interaction and socialization of their knowledge, through different pedagogical moments. The data were collected, initially, through a questionnaire that aimed to know the profile of the class, their anxieties, their difficulties, in order to, thus, direct the work that would be developed from then on. Subsequently, questionnaires, experimental activities and seminars were carried out where all perceptions and observations were recorded in a logbook, where it allowed to evaluate the evolution of knowledge in the different pedagogical moments and the final questionnaire, which allowed to evaluate the developedment proposal. The data was analyzed through an interpretative manner, in a predominantly qualitative approach. Based on these data, it was possible to identify the evolution and maturation of the students' knowledge regarding chemistry and, mainly, the relation of these concepts to the daily life