A arte vitral do século XX em Pelotas, RS

In order to understand the manifestation of the stained glass art of the XX century in the city of Pelotas, it was necessary to acknowledge its general aspect, its evolution and historical processes, its technological and composing characteristics, as well as its degradation process. It was possible...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Wertheimer, Mariana Gaelzer
Orientador/a: Gonçalves, Margarete Regina Freitas
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Pelotas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Department: Instituto de Ciências Humanas
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/1050
Citação:WERTHEIMER, Mariana Gaelzer. A arte vitral do século XX em Pelotas, RS. 2011. 234 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
Resumo Português:Para compreender a manifestação da arte do vitral do século XX na cidade de Pelotas, foi necessário conhecê-la em seu aspecto geral, seu processo evolutivo, histórico, suas características tecnológicas e compositivas, assim como seu processo de degradação. A partir de uma metodologia de levantamento instrumentalizado com fichas cadastrais, foi possível identificar treze exemplares de vitrais na zona central da cidade de Pelotas. Os exemplares foram analisados quanto as suas características formais e tecnológicas e, também, quanto aos aspectos de conservação e alterações causadas pela ação do tempo ou pela intervenção humana. A análise permitiu identificar diferentes tipologias de vitrais, que r seja sob o olhar tecnológico quer sob o olhar iconográfico. O levantamento dos exemplares de vitrais pelotenses, feito nesta pesquisa, mostrou serem estes representativos do poder econômico e cultural da cidade e que, apesar de grandes lacunas, pode-se considerar que estes representam uma manifestação cultural com influência europeia sem, no entanto, se vincular à tradição portuguesa, e que, sendo um símbolo de progresso econômico e social da cidade, sua manufatura pouco se alterou desde as suas origens. Os vitrais religiosos identificados remontam à tradição medieval da narrativa e da presença da marca dos doadores. Os vitrais profanos trazem características decorativas representando motivos florais ou bucólicos, vinculados à tradição da Arte Nova e dos movimentos de Artes Aplicadas
Resumo inglês:In order to understand the manifestation of the stained glass art of the XX century in the city of Pelotas, it was necessary to acknowledge its general aspect, its evolution and historical processes, its technological and composing characteristics, as well as its degradation process. It was possible to identify thirteen stained glass examples in the central area of the city of Pelotas using a methodology of instrumental survey of cadastral records. The stained glass examples were analyzed according to formal and technological characteristics, and also aspects regarding its conservation and changes caused by the passage of time or by human intervention. The analysis showed different types of stained glasses considering either its iconography or its technological aspect. This survey of thirteen examples of stained glass carried out in the city of Pelotas showed that they represent the economic and cultural power of the city. Although there is a large gap it is possible to consider that the stained glasses represent a cultural manifestation with European influence although not related to the Portuguese tradition. As a symbol of economic and cultural progress of the city, its manufacture has not been very much changed through the years. The religious stained glasses identified date back to the medieval tradition, they represent the narrative and the mark of their donor. The profane ones have decorative characteristics representing floral or bucolic motifs related to the New Art tradition and the movements of Applied Arts