Desempenho e qualidade de ovos de codornas japonesas (Coturnix coturnix japônica) alimentadas com dietas contendo diferentes níveis óleo de palma.

Ministério da Educação e Universidade Federal Rural da Amazônia.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: VIEIRA, Silva Silva
Orientador/a: RODRIGUES, Luiz Fernando de Souza
Format: Dissertação
Language:por
Published: UFRA
Assuntos em Inglês:
Citação:VIEIRA, Silva Silva. Desempenho e qualidade de ovos de codornas japonesas (Coturnix coturnix japônica) alimentadas com dietas contendo diferentes níveis óleo de palma. Orientador:Luiz Fernando de Souza Rodrigues. 2014. 57 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Produção Animal da Amazônia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2014.
Resumo Português:Este trabalho tem por objetivo, avaliar os efeitos da adição de níveis crescentes de óleo de palma na dieta de codornas japonesas em postura sobre o desempenho zootécnico e a qualidade dos ovos. Foram alojadas 224 codornas japonesas (Coturnix coturnix japônica), com 18 semanas de idade e peso inicial de 0,164 kg. Os tratamentos foram definidos de acordo com a inclusão do óleo de palma na dieta dos animais, apresentando um nível energético de 2.850 Kcal EM/Kg e proteico de 20%: TI - Dieta controle; T2 - Dieta com 2% de inclusão de palma de óleo; T3 - Dieta com 4% de inclusão de óleo de palma; T4 - Dieta com 6% de inclusão de óleo de palma. A inclusão de 6% de óleo de palma à ração aumentou significativamente a produção de ovos quando comparado aos demais tratamentos, aumentou o concurso de ração e melhorou a conversão alimentar comparado com o tratamento controle que não utilizou óleo de palma nas dietas. A adição de até 6% de óleo de palma nas dietas não altera negativamente a qualidade dos ovos de codornas japonesas.