Catálogo de abordagens de apoio à rastreabilidade de requisitos baseado em uma revisão sistemática da literatura.

Rastreabilidade de Requisitos é uma atividade de grande importância no contexto da Gerência de Requisitos em Projetos de software e pode ser definida como a atividade que acompanha um requisito em todo seu ciclo de vida. Nesse sentido, diversas abordagens (técnicas, modelos de processos, frameworks...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: MALCHER, Paulo Robson Campelo
Orientador/a: Oliveira, Dr. Sandro Ronaldo Bezerra
Format: Dissertação
Language:por
Published: UFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Citação:MALCHER, Paulo Robson Campelo. Catálogo de abordagens de apoio à rastreabilidade de requisitos baseado em uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
Resumo Português:Rastreabilidade de Requisitos é uma atividade de grande importância no contexto da Gerência de Requisitos em Projetos de software e pode ser definida como a atividade que acompanha um requisito em todo seu ciclo de vida. Nesse sentido, diversas abordagens (técnicas, modelos de processos, frameworks de processo, ferramenta, metodologias e afins) de apoio a rastreabilidade encontram-se dispersas na literatura para que se possam atingir os níveis de produtividade e qualidade desejados. Neste contexto, este trabalho visa contribuir por meio de um catálogo de abordagens de apoio a atividade de rastreabilidade de requisito, que é um instrumento que reúne estas abordagens a fim de facilitar e ajudar organizações na sua escolha. Para alcançar tal resultado foi utilizado o método da Engenharia de Software Baseada em Evidências chamado Revisão Sistemática da Literatura, devido a este método ser confiável, rigoroso e auditável, tendo assim, como objetivo investigar na literatura tais abordagens e boas práticas de rastreabilidade de requisitos no contexto de projetos de software.