As relações afetivas na prática tutorial e sua relações com a aprendizagem no curso a distância de licenciatura plena em Química

In distance learning degree in Chemistry in full of the Secretária de Educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS / UFRN). The teacher-tutor to establish the experimental subjects closer relationships with students, mediating the pedagogical actions that develop in the...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Leopoldino, Kleison José Medeiros
Orientador/a: Silva, Ademir Oliveira da
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química
Department: Físico-Química; Química
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17665
Citação:LEOPOLDINO, Kleison José Medeiros. As relações afetivas na prática tutorial e sua relações com a aprendizagem no curso a distância de licenciatura plena em Química. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo Português:No ensino à distância de licenciatura plena em Química da Secretária de Educação à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) o professor-tutor de disciplinas experimentais estabelece as relações mais próximas com os alunos, mediando as ações pedagógicas que se desenvolvem, tendo em vista, a concretização dos princípios da autonomia e da aprendizagem, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos pautados pela afetividade. O trabalho expõe o resultado de uma pesquisa empírica sobre esta afetividade na prática tutorial em aulas experimentais na modalidade de ensino à distância no curso de licenciatura plena em Química do polo de Currais Novos/RN, realizado entre os anos de 2009 e 2010. O estudo está fundamentado na metodologia semiquantitativa, onde os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, com 48 (quarenta e oito) discentes envolvidos no curso à distância e selecionados visando compor um grupo que apresentasse variabilidade, conforme as diretrizes que guiam os processos de amostragem nas pesquisas semiquantitativas. Os resultados, baseados em categorias teóricas e empíricas provenientes da análise dos dados das entrevistas, foram complementados pelas informações obtidas com a observação participativa que serviu também para orientar a coleta de dados do corpus deste trabalho. Com os resultados obtidos foi possível entender que há clareza, sobre o que caracteriza uma relação afetiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em aulas experimentais do ensino em Química da Educação à distância (EaD). Além disso, ficou evidente, também, que o processo dialógico no ensino-aprendizagem, e na experimentação de Química da educação superior à distância precisa se balizar em atitudes afetivas equilibradas, que valorizem o erro experimental e o respeito às múltiplas possibilidades de construção do conhecimento por movimentos de interação social, seja individuais e/ou coletivos
Resumo inglês:In distance learning degree in Chemistry in full of the Secretária de Educação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS / UFRN). The teacher-tutor to establish the experimental subjects closer relationships with students, mediating the pedagogical actions that develop in the distance learning course, with a view to achieving the principles of autonomy and learning, contributing to the creation of learning environments collaborative, guided by affection.The article presents the results of an empirical research on affectivity in practice this tutorial experimental classes in higher distance education in the full degree course in Chemistry Polo Currais Novos/ RN, held between 2009 and 2010. The study is based on qualitative methodology, whose data were collected through questionnaires and semi-structured interviews with 48 (forty eight) students involved in distance learning courses and selected in order to compose a group of subjects who showed variability, as guidelines that guide the sampling procedures in qualitative research. The results, based on category theory and empirical analysis of data from the interviews were supplemented by information obtained from participant observation which also served to guide the data collection of the corpus of this work. With the results we understand that there is clarity about what characterizes a loving relationship between those involved in the process of teaching and learning in experimental classes in high school chemistry Distance Education. Furthermore, it was also clear that the communication process in dialogic teaching and learning in higher distance education in chemistry at the trial need to mark out in balanced affective attitudes, the experimental error that value and respect the many possible construction of knowledge by movements social interaction of individual and collective