Remediação de solos contaminados com diesel por lavagem com solução de tensoativos

Combating pollution of soils is a challenge that has concerned researchers from different areas and motivated the search for technologies that aim the recovery of degraded soils. Literature shows numerous processes that have been proposed with the intent of remediating soils contaminated by oils and...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Melo, José Fabrício Carvalho de
Orientador/a: Dantas, Tereza Neuma de Castro
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química
Department: Físico-Química; Química
Assuntos em Portugês:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17667
Citação:MELO, José Fabrício Carvalho de. Remediação de solos contaminados com diesel por lavagem com solução de tensoativos. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo Português:O combate à poluição do solo é um desafio que tem envolvido pesquisadores de diferentes áreas na busca de tecnologias que permitam a recuperação do solo degradado. Vários processos de remediação de solos contaminados por óleos, e outros produtos da indústria do petróleo, têm sido propostos na literatura, porém, estes processos geralmente têm elevados custos operacionais. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia eficaz para o tratamento de solos contaminados por óleo diesel através de lavagem com solução precursora de microemulsão de baixo custo. As soluções de lavagem foram preparadas utilizando água como fase aquosa, óleo de coco saponificado (OCS) como tensoativo e n-butanol como cotensoativo. Neste estudo o solo foi caracterizado através de análises químicas e físicas. Realizou-se em banho termostatizado com agitação, o estudo do tempo de dessorção do diesel do solo com hexano e com as soluções de lavagem, as quais tinham 10% e 20% de matéria ativa (cotensoativo/tensoativo). Foi realizado um estudo planificado da influência da concentração de matéria ativa e da temperatura, em banho agitado. Também foi desenvolvido um sistema de percolação em leito para lavagem o solo, e estudou-se a influência da concentração de matéria ativa (MA) e volume da solução de lavagem utilizando um planejamento experimental. Os melhores tempos de dessorção do diesel no do solo para o hexano foram de 30 e 180 min, enquanto que para a solução contendo 10% de MA foram necessários 60 min e para a solução com 20% de MA os melhores resultados foram obtidos com 120 min. Os resultados do planejamento experimental em banho agitado mostraram que a remoção do diesel foi máxima quando se utilizou 20% de MA na temperatura de 50°C, removendo 99,92% e para os experimentos no sistema de percolação em leito de solo, a remoção foi máxima quando o volume da solução foi de 5 L e a concentração de 20% de MA. Conclui-se que a concentração de MA e a temperatura foram parâmetros importantes nos experimentos em banho agitado para a remoção do diesel, enquanto que no sistema de percolação em leito de solo apenas a concentração de MA teve influencia na remediação do solo. O trabalho realizado apresenta-se como uma boa alternativa para remediação de solo contaminado por Diesel
Resumo inglês:Combating pollution of soils is a challenge that has concerned researchers from different areas and motivated the search for technologies that aim the recovery of degraded soils. Literature shows numerous processes that have been proposed with the intent of remediating soils contaminated by oils and other by-products of the oil industry, considering that the processes available have, generally, high operating costs, this work proposes a costeffective alternative to the treatment of Diesel-contaminated soils. The washing solutions were prepared using water as aqueous phase, the saponified coconut oil (OCS) as surfactant and n-butanol as co-surfactant. In this study, the soil was characterized by physical and chemical analyses. The study of diesel desorption from the soil was held in bath, using hexane and washing solutions, which had 10 and 20 wt.% active matter (AM - co-surfactant/surfactants) respectively. The study of the influence of active matter concentration and temperature in bath agitated used an experimental planning. The experiment also developed a system of percolation in bed to wash the soil and studied the influence of the concentration of active substance and volume of washing solution using an experimental planning. The optimal times to achieve hexane extraction were 30 and 180 min, while the best results using a 10% AM was 60 min and using a 20% AM was 120 min. The results of the experimental planning on bath showed that the maximum diesel removal was obtained when at a 20 wt.% of AM and under 50 °C, removing 99.92% of the oil. As for experiments in the system of percolation soil bed, the maximum diesel removal was high when the volume of the washing solution was of 5 L and the concentration of 20% AM. This experiment concluded that the concentration of AM and the temperature were vital to bath experiments for diesel removal, while in the system of percolation soil bed only concentration of AM influenced the soil remediation