Emprego, renda e desenvolvimento: uma avaliação de implementação do programa desenvolve em São João do Sabugi-RN

Este trabalho irá apresentar uma avaliação de implementação do Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial de São João do Sabugi - RN - Programa DESENVOLVE no âmbito de estudo das políticas públicas, reconhecendo a eficácia, eficiência e efetividade do programa na geração de emprego e renda par...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Medeiros, Francisco Ezequiel Araujo de
Orientador/a: Costa, Homero de Oliveira
Format: Dissertação
Language:por
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22703
Citação:MEDEIROS, Francisco Ezequiel Araujo de. Emprego, renda e desenvolvimento: uma avaliação de implementação do programa desenvolve em São João do Sabugi-RN. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo Português:Este trabalho irá apresentar uma avaliação de implementação do Programa Municipal de Desenvolvimento Industrial de São João do Sabugi - RN - Programa DESENVOLVE no âmbito de estudo das políticas públicas, reconhecendo a eficácia, eficiência e efetividade do programa na geração de emprego e renda para a população do município. Com isso, busca-se perceber as realizações do programa na vida dos beneficiados das ações,e a sua inclusão no mercado de trabalho. Dessa maneira, deverá demonstrar o desenvolvimento das capacidades individuais oportunizadas pela participação da população no programa, reconhecendo os efeitos deste na qualidade de vida dos sujeitos, medida não apenas por critérios econômicos, mas também por indicadores claros da efetivação de direitos que os indivíduos consideram importantes ter. Dessa maneira, apreende o processo de sua operacionalização mediante o acompanhamento das ações, que se dão no âmbito institucional e privado, sendo para tanto necessário o estudo das mudanças ocorridas aos agentes implementadores, atores sociais e população na consecução dos resultados e da participação na implementação do programa.