A atuação da Confederação Nacional da Indústria no segundo governo Lula em relação à legislação trabalhista

Esta dissertação tem como objetivo analisar a atuação política da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em relação à legislação trabalhista. Optamos por realizar um recorte entre os anos de 2007 e 2010, buscando apontar quais são os objetivos e qual o poder político para alcançá-los. A CNI repres...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Guilmo, Nátaly Santiago
Format: Dissertação
Language:por
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Assuntos em Portugês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22758
Citação:GUILMO, Nátaly Santiago. A atuação da Confederação Nacional da Indústria no segundo governo Lula em relação à legislação trabalhista. 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo Português:Esta dissertação tem como objetivo analisar a atuação política da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em relação à legislação trabalhista. Optamos por realizar um recorte entre os anos de 2007 e 2010, buscando apontar quais são os objetivos e qual o poder político para alcançá-los. A CNI representa mais de cem mil empresas, mil sindicatos patronais e vinte e sete federações Na história da confederação, sua atuação política foi flexível se adaptando e influenciando diversos governos brasileiros, além de pesquisas sobre a economia brasileira, visando fundamentar sua atuação, assim como capacitação e formação de trabalhadores. Nosso foco, no entanto, é sua atuação política no Congresso Nacional através da Agenda Legislativa. Neste documento é divulgado as análises da CNI sobre diversos temas que influenciam no custo da produção brasileira, denominado “Custo Brasil”. Em nossa pesquisa, analisamos os sucessos (projetos aprovados no Congresso Nacional em consonância com os interesses da CNI) e insucessos (projeto de iniciativa da CNI que não foram aprovados), em especial em relação à Legislação Trabalhista.