A ironia da realidade e os paradoxos da raz?o pol?tica: diversidade, sociabilidade e din?micas pol?tico-religiosas em espa?os de luta pela terra no Rio Grande do Sul.

The analysis presented in this thesis seeks to understand processes of engagement and retribution among people involved in the struggle for land , led by the MST (Landless Movement). Based on empirical research conducted at one encampment and two settlements (one new and the other old) located in Ri...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Oliveira, Valter L?cio de lattes
Orientador/a: Comerford, John Cunha lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Programa: Curso de P?s-Gradua??o em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Department: Ci?ncias Sociais Aplicadas
Assuntos em Portugês:
MST
Assuntos em Inglês:
MST
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/729
Citação:OLIVEIRA, Valter L?cio de. The irony of reality and the paradoxes of political reason: diversity, sociality and politico-religious dynamics in spaces of the struggle for land in Rio Grande do Sul.. 2009. 345 f. Tese (Doutorado em Ci?ncias Sociais Aplicadas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Serop?dica, 2009.
Resumo Português:As an?lises desenvolvidas nessa tese buscam compreender o processo de engajamento e retribui??o entre as pessoas que se envolveram na luta pela terra lideradas pelo MST. A partir da pesquisa emp?rica realizada em um acampamento e em dois assentamentos (um novo e outro antigo) localizados no Rio Grande do Sul, observou-se a ocorr?ncia de um p?blico bastante variado que se engaja em tal luta inspirado por retribui??es que n?o apenas a conquista da terra. Adotando um olhar privilegiado sobre o micro, sem, no entanto, negligenciar o macro e detendo-se sobre as dimens?es relativas ? religi?o e ?s religiosidades, foi poss?vel notar que ingressar no MST constitui oportunidade que as pessoas agarram movidas por l?gicas que n?o s?o, em grande parte dos casos, aquelas definidas pela raz?o pol?tica. Experimentar as ofertas religiosas e se incorporar ao acampamento do MST n?o s?o possibilidades excludentes, s?o alternativas eficientes na busca por uma vida melhor. Mesmo que no acampamento a diversidade de express?es sociais esteja sob relativo controle, os s?mbolos e mitos est?o povoando aquele espa?o e criando realidades inesperadas. Suspeitar, como faziam os acampados, que nas reuni?es da principal e restrita inst?ncia pol?tica do acampamento ocorriam rituais de bruxaria, indica que aquele espa?o como um todo est? colonizado por variadas for?as . Fica evidente, portanto, que na din?mica cotidiana desses espa?os o religioso e o pol?tico se interpenetram. Diante de tal din?mica ? percept?vel a constitui??o, tanto nos assentamentos quanto no acampamento (a despeito de seu maior controle), de pequenas comunidades definidas por c?digos morais de conduta. Ainda que a imagem unit?ria que ? criada pelo e sobre o MST e o seu reconhecimento como organiza??o catalisadora dos interesses difusos fa?am parte e interfiram na realidade desses espa?os, a realidade que ali se constr?i ? muito mais complexa do que isso. Do que se conclui que n?o h? a sobreposi??o de identidades que venha a dar forma a uma identidade ?nica, s?lida e coerente.
Resumo inglês:The analysis presented in this thesis seeks to understand processes of engagement and retribution among people involved in the struggle for land , led by the MST (Landless Movement). Based on empirical research conducted at one encampment and two settlements (one new and the other old) located in Rio Grande do Sul, it was found that a fairly diverse public engages in this struggle, motivated by the possibility of gains that involve more than just the conquest of land. Adopting a perspective that at once privileges the micro without neglecting the macro level and that pays particular attention to dimensions concerning religion and religiosities, it was possible to perceive that joining the MST constituted an opportunity that people seized motivated by logics that are not, in the vast majority of cases, those defined by political reason. To experience religious offerings and to incorporate oneself into the MST encampment are not exclusive possibilities but rather efficient alternatives in the search for a better life. Even though the diversity of social expression was relatively controlled in the encampment, symbols and myths populate that space and create unexpected realities. To suspect, as those in the camps often did, that practices of witchcraft were occurring in restricted political meetings of the camp, indicates that that space, taken as a whole, is colonized by a variety of forces . It becomes evident, however, that in day-today dynamics of these spaces the religious and the political interpenetrate. In the face of this kind of dynamic, it is possible to perceive the creation, as much in the settlements as in the encampment (despite the greater control in the latter), of small communities defined by moral codes of conduct. Even though the unitary image that is created by and about the MST as well as its recognition as a catalyzing organization of diffuse interests is part of and enters into the reality of these spaces, the reality that is constructed there is much more complex than this. Thus, it is concluded that there is not an imposition over identities that ends up forming one single, solid, coherent identity.