As armas da crítica à crítica das armas : o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de educação física da UFS

La tesis tiene como objeto el estudio de lo contenido Lucha/Lucha Cuerporal. Esto lugares particulares en sentidos discussion empleados por diferente corrientes para el término, y tomando como principio para la investigación perspectiva marxista de superación (aufheben) muestra las regularidades del...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2015
Main Author: Araújo, Benedito Carlos Libório Caires lattes
Orientador/a: Lacks, Solange lattes
Format: Tese
Language:por
Published: Universidade Federal de Sergipe
Programa: Pós-Graduação em Educação
Assuntos em Português:
Spanish Subjects:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:https://ri.ufs.br/handle/riufs/4606
Citação:ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires. As armas da crítica à crítica das armas : o trato com o conhecimento da categoria luta corporal no currículo de formação de professores de educação física da UFS. 2015. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Resumo Português:A tese apresenta como objeto o estudo do conteúdo Luta/Luta Corporal. Neste particular coloca em debate os sentidos empregados por diferentes correntes para o termo, e tomando como princípio para a pesquisa a perspectiva marxista da suprassunção (aufheben), demonstra as regularidades das Lutas Corporais a fim de uma definição mais precisa para a área. Na abordagem do tema consideramos como referencial teórico o Materialismo Histórico Dialético e como pergunta central: Qual é a realidade e as possibilidades do trato com o conhecimento luta/luta corporal no currículo de formação de professores da universidade pública brasileira, em especial, a universidade federal de Sergipe? No decorrer da tese apontamos algumas das principais mediações que caracterizam o que chamamos de ensino de Lutas Corporais a partir da centralidade do gesto técnico, uma tendência dominante, em meio a qual os conteúdos das lutas tradicionais cedem espaço para os modelos emergentes na grande mídia na forma de Ultimate Fight Championship, Pride, Strikeforce, judô olímpico, taekwondo olímpico etc. estes passam a representar a forma para tratamento do conteúdo, seja na academia ou nas aulas de educação física ou na escola, identificamos ainda que este fenômeno reflete o aprofundamento de uma realidade objetiva excludente, geradora de insegurança, individualismo e alienação, tal realidade, parece fornecer a justificação necessária a um projeto de formação que condicione futuros professores a atender prontamente aos processos de acumulação capitalista, em especial a acumulação flexível e a lógica do mercado, ao desenvolver nelas aptidões tais como: concentração, disciplina, prontidão física (exclusão e subordinação). Quanto ao trato com o conhecimento luta/luta corporal no currículo de formação de professores da universidade federal de Sergipe a investigação do conjunto de 34 resoluções, no período compreendido entre 1974 (data da criação do curso), até 2011 (ano da publicação das últimas resoluções) concluiu que apenas 5 descrevem procedimentos/orientações para o trato do conteúdo Luta Corporal com 11 citações a ementários. Nesse contexto, identificamos, que, mesmo considerando os avanços promovidos pelas últimas resoluções no sentido de superar uma abordagem restritiva, que toma uma modalidade como referência para o ensino do conteúdo Luta Corporal, ainda identificamos a persistência de tendências que privilegiam a concepção dualista de homem, voltadas para a promoção da saúde, do alto rendimento das habilidades motora e estética. Muito distante, portanto, daquilo que preconizamos, a saber: compreender as Lutas Corporais como produtos culturais que contém em si características das relações mais gerais da sociedade capitalista, e suas especificidades no próprio desenvolvimento econômico local, carregando contradições essenciais para análises que fazem e fizeram da luta, uma atividade econômica extremamente importante ao longo da história da humanidade. Por fim, buscamos apresentar uma proposta de trato com o conhecimento Lutas/Lutas Corporais nas aulas de Educação Física, visando elevar o padrão cultural esportivo dos futuros professores de Educação Física do Estado de Sergipe.