Uso de tecnologia da informação para gerenciar conhecimento em segurança pública: um estudo de caso

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2002
Main Author: Lira, Luiz Roberto de Souza
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82355
Resumo Português:Este trabalho analisa o fluxo da transmissão, compartilhamento e armazenamento de dados e informações para gerar conhecimento que ofereça solução aos problemas de um órgão de segurança pública. As organizações mantém grandes bancos de dados que registram a sua experiência e a de terceiros, além de uma grande diversidade de outros dados sobre o ambiente interno e externo. Softwares de última geração conseguem processar uma grande massa de dados e extrair informações relevantes para o sucesso do negócio. A nítida vantagem da automação no trabalho das organizações com o conhecimento explícito não se repete para o tácito, porque o conhecimento tácito é sutil, pessoal e fica armazenado no cérebro humano. O ambiente psicossocial da organização, a automotivação do funcionário público, e o processo da comunicação interna, passaram a ser fatores determinantes para uma bem-sucedida administração do conhecimento. A proposta se resume em estruturar um plano para a implementação de um sistema de informação e conhecimento que funcione como captador e repositório de dados e informações que poderão ser transformados numa base de conhecimento para consulta e integração a outros sistemas informáticos, no âmbito nacional de segurança pública. A preocupação com a administração do conhecimento por parte das instituições públicas fará com que elas se destaquem pelo uso intensivo da informação e estejam despreocupadas com níveis hierárquicos rígidos, utilizando o trabalho interfuncional de equipes, células de interesse profissional, grupos de trabalho e solução compartilhada de problemas.