Satisfação dos recursos humanos no trabalho: um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina

Baseando-se na importância dos recursos humanos para as empresas e na motivação como pressuposto para alcançar a Qualidade, desenvolve-se o presente estudo de caso a partir da seguinte questão ampla de pesquisa: quais os fatores que provocam satisfação e insatisfação no trabalho nos funcionários de...

Nível de Acesso:openAccess
Data de Defesa:1996
Autor/a: Estefano, Elizete Vieira Vitorino
Orientador/a: Paladini, Edson P. (Edson Pacheco)
Tipo Documento: Dissertação
Idioma:por
Download Texto Completo:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76421
Resumo Português:Baseando-se na importância dos recursos humanos para as empresas e na motivação como pressuposto para alcançar a Qualidade, desenvolve-se o presente estudo de caso a partir da seguinte questão ampla de pesquisa: quais os fatores que provocam satisfação e insatisfação no trabalho nos funcionários de uma Biblioteca Universitária? Para tanto, obtém-se os dados junto aos recursos humanos, numa perspectiva botton-up (de baixo para cima). O estudo fundamenta-se numa revisão teórico-empírica sobre a aplicação da Qualidade em bibliotecas e estabelece um método de trabalho cujo objetivo envolve a verificação da validade prática das teorias sobre motivação dos recursos humanos e suas implicações para a Qualidade Total. A unidade objeto do presente estudo é a Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina - BC/UFSC. Os resultados do estudo apontam que o fator "condições de trabalho" apresenta-se como principal responsável pela insatisfação dos recursos humanos, e que os fatores "trabalho em si" e "relações interpessoais" são os que mais contribuem para a satisfação dos recursos humanos.