Construção de conceitos matemáticos em sala de aula a partir do estudo de uma situação real

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2001

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2001
Main Author: Brettas, Luiz Alberto
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81403
Resumo Português:Esta dissertação apresenta um modelo de aula com o objetivo de fazer com que alunos da primeira série do ensino médio construam os conceitos de função linear e afim a partir de atividades de observação do movimento de carros elétricos de velocidade constante, e de construção de tabelas e gráficos. Essa proposta vai ao encontro da idéia da construção do conhecimento pelo próprio aluno. É relatada experiência em sala de aula que utilizou essa proposta. São sugeridas, também, outras propostas alternativas com a mesma finalidade.