Educação a distância: desafios para a interação na sala de aula virtual pautados na transposição da tecnologia nos projetos de videoconferência

Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:1999
Main Author: Schneider, Maria Clara Kaschny.
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80855
Resumo Português:O presente trabalho analisa as perspectivas e formas de interação no Projeto de Educação a Distância desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (FUNCITEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), capacita professores de instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, em nível de Mestrado e Doutorado, utilizando a videoconferência. Essa dissertação considera o uso de tecnologias, as transformações que elas podem ocasionar no contexto educacional, e de que forma utilizá-las nos processos de interação e comunicação para transceder os papéis tradicionais de professor e aluno. A ousadia e o poder que a Era do Conhecimento e da Informação estão gerando, transformam e desafiam os processos educacionais e fazem com que surjam mudanças e novos paradigmas nos projetos de Educação a Distância. A discussão de novas posturas e de quais são as formas de interação que levam professores e alunos a trabalharem, no âmbito da sala de aula virtual, de forma a construírem conhecimento e, não simplesmente repassarem ou copiarem conteúdos.