Método para a escolha das ferramentas utilizadas na implementação do sistema ECR (Efficient Consumer Response) em supermercados

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2001
Main Author: Lavratti, Fábio Beylouni
Orientador/a: Colossi, Nelson
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81660
Resumo Português:A busca pela melhoria da produtividade continua sendo um dos grandes desafios da Administração de Materiais. O sistema Efficient Consumer Response - ECR - é uma das técnicas responsáveis pela otimização das operações de cadeias de supermercados. A implementação do sistema requer uma série de mudanças em todos os níveis organizacionais. As ferramentas administrativas dificilmente podem ser implantadas concomitantemente. Este estudo apresenta uma proposta de um modelo simplificado de implementação do ECR, permitindo a escolha das ferramentas adequadas em cada etapa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, analítica e metodológica, apresentando os fatores ambientais e históricos das organizações envolvidas, suas relações com as ferramentas disponíveis e uma proposta de método que possibilita a escolha estratégica das ferramentas. O método sugere a implementação do ECR em três etapas interdependentes e inter-relacionadas, apresentando em cada uma delas seus objetivos, ferramentas essenciais e ferramentas complementares