A matemática da complexidade: um novo paradigma para o ensino da matemática?

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2001
Main Author: Mazia, Rosane de Fátima Santos
Orientador/a: Fialho, Francisco Antonio Pereira
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79907
Resumo Português:O presente trabalho apresenta-se como uma proposta e reflexão sobre o ensino da matemá tica. Partiu-se de uma tomada e caracterização teórica, baseada em alguns autores, sobre os caminhos percorridos pela Matemática na ótica tradicional com o propósito de demons trar os limites de seu ensino e o modo como o educando é visto nesse processo de aprendi zagem. Posteriormente a Matemática foi abordada na ótica da Complexidade, segundo a qual despiu-se a matemática de suas longas tradições e, em paradoxo a isso, apresentamos a mudança de paradigmas e como o educando será estimulado a sentir o quanto a matemática é belíssima, ciência essa, tecida pelos sonhos de todos os matemáticos que nos antece deram, pois não a inventamos apenas a descobrimos. Dessa forma é possível compreender o seu significado e sua importância.Conclusivamente, segundo a literatura pesquisada, ve rificou-se como é possível e preciso avançar, na pesquisa, ensino, metodologias e aprendi zagem. Ao assumir uma nova postura frente ao ensino-aprendizagem a qualidade, a criati vidade, criam disposição para encontrar novos caminhos que possam melhor ensinar a ma temática, caminhos estes, mais competentes e atraentes.