Análise da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação no curso de complementação para licenciatura na modalidade à distância no Estado da Bahia

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2003
Main Author: Oliveira, Rosangela Cruz
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85617
Resumo Português:Neste trabalho faz-se uma análise do uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação no curso de complementação para licenciatura na modalidade à distância inserido no Programa de Formação Continuada desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia através do Instituto Anísio Teixeira em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O curso tem como público alvo professores bacharéis que atuam na rede pública estadual nas áreas de Biologia, Matemática, Física e Química em atendimento as demandas da Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96 sendo oferecido a partir de 2001. Os resultados da pesquisa mostram a importância das tecnologias da informação e comunicação - TICs para o potencial pedagógico através da interatividade e da necessidade de desenvolver competências para a sua utilização pelos participantes do processo educacional. Conclui com uma proposta de referência para a utilização dessas tecnologias em cursos de licenciatura na modalidade de EAD.