Dificuldades de expressão linguística ocorrentes na exposição oral

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2000
Main Author: Iagher, Silvino
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78547
Resumo Português:O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades de expressão lingüística ocorrentes na exposição oral dos professores de Educação Tecnológica. Buscou, também, detectar os desvios de sintaxe e o grau de intensidade desses desvios, bem como indicar soluções potenciais para o desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação de docentes e propor mecanismos de superação dessas dificuldades. O referencial teórico aborda, em primeiro lugar, a Educação Tecnológica, contextualizando a tecnologia como elemento diferenciador no processo de aprendizagem, o papel que desempenha no universo da educação e a contribuição dos CEFETs; a seguir, Educação e Aprendizagem, enfocando a educação como um aprendizado permanente, os eixos básicos da educação e o desempenho do professor do futuro, bem como a comunicação e a aprendizagem; em terceiro lugar, a comunicação em seus conceitos, processos, propriedades e funções da linguagem. A fonte de dados foi o CEFET-PR, Instituição que se destaca na Educação Tecnológica. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, acompanhado do procedimento de entrevistas gravadas. A amostra foi obtida de trinta professores ligados à área de Educação Tecnológica, que atuam em sala de aula. O resultado obtido no estudo identificou a percepção consciente das dificuldades de expressão lingüística assinaladas pelos entrevistados e as percepções inconscientes detectadas pelo pesquisador.