Indicadores de desenvolvimento em empresas de logística de movimentação de cargas e locação de equipamentos: um estudo de caso

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2003
Main Author: Basques, Marcelo de Almeida
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84691
Resumo Português:As organizações buscam de forma efetiva a modernização dos seus processos de gestão, combinando consistentemente os recursos disponíveis, de maneira a aumentar proativamente o volume de negócios, por meio da satisfação dos clientes, dada a percepção do valor agregado nos produtos/serviços adquiridos. Na atividade de prestação de serviços de logística de movimentação de cargas e locação de equipamentos, é de suma importância a continuidade dos serviços prestados junto aos seus clientes. Buscou-se através de um estudo de caso, investigar a configuração de indicadores adotados em uma empresa de Logística de Movimentação de Cargas e Locação de Equipamentos. As organizações devem então criar condições operacionais para que os equipamentos, instalações e serviços funcionem adequadamente, de forma a atender aos clientes ao mais baixo custo, à melhor performance, sem prejuízo à qualidade. A manutenção passa a ser considerada como um dos elos mais importante na cadeia do processo produtivo tornando-se necessário a adoção de indicadores de desempenho voltados para a avaliação e monitoramento dos sistemas de manutenções e do atendimento aos clientes. Os resultados encontrados expressam a importância do monitoramento da sistemática de manutenção adotada bem como a preocupação em relação à qualidade do atendimento aos clientes.