A nova educação profissional de nível técnico: estudo para a concepção de um modelo para o CEFET-PR

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2002
Main Author: Catarelli, Carlos Eduardo
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82309
Resumo Português:O ensino profissionalizante no país passou por fases que permitiram consolidá-lo na Educação Brasileira, fortalecendo as instituições especializadas que o tinham como base para a sua atuação. Durante muitos anos, estas escolas, em quase todo o país, experimentaram um alto índice de procura e sucesso. A credibilidade depositada pela sociedade vinha de um currículo integrado e que garantia boa formação para o ensino médio, conjugado com uma preparação profissionalizante para o mercado de trabalho. O que parecia ser um modelo ideal não se consolidou na prática, visto que a grande parte dos alunos só buscavam este ensino pela gratuidade e preparação ao vestibular, descaracterizando assim a proposta do ensino profissionalizante, que era de formar o indivíduo não só para a vida, mas principalmente para a sua preparação e inserção no mercado de trabalho. Nesta dissertação foi desenvolvido um estudo que analisa esta condição, comparada com a proposta educacional estabelecida pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), de 1996, para a educação profissional. Definidas estas considerações, o objetivo é desenvolver uma proposta que permita à instituição, respeitadas as suas condições estruturais enquanto sistema, adotar um novo modelo curricular, único em todas as suas unidades para a atuação na Educação Profissional de nível técnico, instituído dentro das novas premissas legais estabelecidas para este nível de ensino. The professional educational system in the country went by phases that allowed consolidating it in the Brazilian Education system, strengthening the specialised schools that had it as centrepiece for its performance. For many years these schools, in almost the whole country, have proved a high search and success indexes. The system's credibility granted by the society came from an integrated curriculum that guaranty good middle level education together with a professional development for the job market. The professional education model that seemed to be ideal, did not consolidate in practice, because great part of the students only looked for its free middle level education and for their preparation to the University access's exam, modifying the original proposal of the vocational teaching. This proposal was based on preparing the person not only for the life, but mainly for your insertion in the job market. In this thesis it is developed an analyses of this old education condition, compared with the educational proposal established by new LDB 1996, for the professional education. Defined these considerations, the objective is to develop a study that allows the schools, respected its structural conditions while system, to adopt a new curricular model in all its units for a better performance in the professional education system of technical level, instituted in the new legal premises established for this educational level.