Empreendedorismo e capacitação docente: uma sintonia possível

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2001
Main Author: Souza, Clair Gruber
Orientador/a: Lapolli, Edis Mafra
Co-advisor: Santos, Consuelo Aparecida Sielski
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79553
Resumo Português:O presente trabalho apresenta uma abordagem metodológica para educadores, numa perspectiva empreendedora, levando-se em conta a época atual que vem sendo marcado por mudanças, destacando que é possível uma sintonia entre o empreendedorisno e a capacitação docente. O ser humano passa a ser considerado pleno de possibilidades, com atributos e potencialidades a partir da educação. Muito tem a se aprender, uma vez que a abordagem central deste trabalho está na formação de profissionais capazes de organizar situações de aprendizagem, de realizá-los com autonomia e responsabilidade. O momento é de revisão da educação escolar, do seu papel e do desafio do ser profissional da educação hoje. Aponta-se para o caminho do desenvolvimento de um projeto educativo empreendedor, no qual a atuação do profissional de educação precisa ter clareza dos objetivos a serem alcançados, da sua intervenção pedagógica, da sua flexibilidade e ao mesmo tempo da sua sensibilidade. Por outro lado, a demanda por ocupações vinculadas ao emprego autônomo, reflete a necessidade de programas relacionados com o empreendedorismo. Com perspectivas empreendedoras pode-se vislumbrar uma política educacional moderna, investigativa e desafiadora. A metodologia proposta reforça a importância da identificação de formas do pensar e agir dos educadores, utilizando-se a energia criativa de todos na solução de problemas e na busca incansável da eficácia do ensino. Tem-se também a análise do programa de capacitação de educadores e um questionário que reflete a cultura empreendedora já existente nos estabelecimentos de ensino. E, por fim, aponta-se neste trabalho, o valor do conhecimento, da aprendizagem continuada, da escola abrindo espaço à criatividade.