Pedagogia de projetos e tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem: um experiência reconstrutiva

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2002
Main Author: Borges, Iara Naves
Orientador/a: Scotti, Sergio
Format: Dissertação
Language:por
Published: Florianópolis, SC
Online Access:http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83816
Resumo Português:Este trabalho apresenta uma nova proposta pedagógica fundamentada na Pedagogia de Projetos e na utilização da tecnologia computacional no processo de ensino-aprendizagem desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino fundamental na Escola Municipal do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC - de Boa Esperança-MG, Brasil. Relata o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem: Horta Vida e Saúde, investiga "o como" se deu a inovação curricular nessa escola e qual o sentido e o significado de se trabalhar com Projetos de Aprendizagem na visão dos alunos (as), Professoras, Coordenadora Pedagógica e pais de alunos. O material empírico foi obtido a partir de observações realizadas na sala de aula, nas Oficinas de Trabalho, nos Laboratórios de Ciências e Informática, na Horta Orgânica, além de entrevistas realizadas com os participantes do Projeto e de questionários respondidos pelas professoras e pais de alunos. Os resultados dessa experiência permitiram ampliar a compreensão sobre a importância da Pedagogia de Projetos, da interdisciplinaridade e da utilização da tecnologia computacional para a aquisição e construção do conhecimento a partir da realidade vivenciada por alunos e alunas de condições sócio-econômicas e culturais desfavorecidas, em ambientes enriquecedores de aprendizagem.