Análise da influência da educação financeira nos vieses comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perda

This paper aims to investigate the influence of behavioral biases in financial education framing, mental accounting and loss aversion. Therefore, we prepared a questionnaire involving the identification of financial education and the three behavioral biases. The implementation of the survey instrume...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Kich, Taciane Graciele Fanck lattes
Orientador/a: Lopes, Luis Felipe Dias lattes
Banca: Camargo, Maria Emilia lattes, Vieira, Kelmara Mendes lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Santa Maria
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4650
Citação:KICH, Taciane Graciele Fanck. Analysis of influence of financial education in behavioral biases framing, mental accounting and loss aversion. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
Resumo Português:O trabalho objetiva verificar a influência da educação financeira nos vieses comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perda. Para tanto, elaborou-se um questionário envolvendo a identificação da educação financeira e dos três vieses comportamentais. A aplicação do instrumento de pesquisa foi realizada em três grupos amostrais de alunos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, previamente classificados como alto, intermediário e baixo nível de educação financeira. Os grupos caracterizados como baixo e intermediário nível de educação financeira confirmaram sua classificação, e o grupo considerado como alto nível, apresentou o grau intermediário. O efeito framing foi verificado apenas no grupo de baixo nível de educação financeira; a contabilidade mental, em todos os grupos, no entanto de forma menos expressiva no grupo de alto grau de educação financeira; e a aversão à perda mostrou-se presente igualmente para os três grupos. No entanto, através de um exame individual para todos respondentes da amostra, realizado por meio da análise de correspondência, detectou-se que a presença dos vieses comportamentais é verificada em maior quantidade no grupo de baixo nível de educação financeira.
Resumo inglês:This paper aims to investigate the influence of behavioral biases in financial education framing, mental accounting and loss aversion. Therefore, we prepared a questionnaire involving the identification of financial education and the three behavioral biases. The implementation of the survey instrument was conducted in three different samples of undergraduate students of the Federal University of Santa Maria, previously classified as high, intermediate and low level of financial education. The groups characterized as low and intermediate level of financial education confirmed their classification, and considered highlevel group, presented the intermediate grade. The framing effect was seen only in the low level of financial education, mental accounting, in all groups, however in a less expressive in the high grade group of financial education, and loss aversion was present also for three groups. However, through an individual examination for all respondents in the sample, conducted by correspondence analysis, it was found that the presence of behavioral biases is found in greater amounts in the low level of financial education.