Avaliação de desempenho do servidor público, na esfera da educação superior da UFSM, enquanto instrumento de gestão de pessoas

From the viewpoint of the organization and especially the Public organization, the thematic of the process of Functional Performance Assessment, arises as a timely issue for the efficiency, quality in the services by the servants, gaining more space as it affects the capability of the own survival o...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Chansis, Loiva Isabel Marques lattes
Orientador/a: Moura, Gilnei Luiz de lattes
Banca: Estivalete, Vania de Fátima Barros lattes, Tomazzetti, Cleonice Maria lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Federal de Santa Maria
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Department: Administração
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4638
Citação:CHANSIS, Loiva Isabel Marques. Performance s assessment of civil servants in the sphere of higher education at UFSM, as a tool for people management.. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
Resumo Português:Do ponto de vista da organização e em especial a Pública, a temática do processo de Avaliação de Desempenho Funcional, surgem como questão pontual para a eficiência, qualidade nos serviços prestados pelos funcionários públicos, ganhando espaço cada vez maior à medida que afeta a capacidade da própria sobrevivência da organização. Atualmente no público, está fortemente ocorrendo tentativas de implementar uma avaliação de desempenho para fornecer informações sobre os funcionários que são utilizadas para subsidiar processos de gestão de pessoas. São instrumentos que estão crescendo para valorizar os funcionários públicos, aprimorar os processos de trabalho. Um grande desafio por causa da cultura organizacional do setor público, porque segundo Marconi (2004) a avaliação de desempenho efetiva será possível a partir do desenvolvimento e uma cultura voltada para resultados, com alinhamento dos objetivos individuais e das equipes às metas da organização. Nesta ótica, esta dissertação tem como tema a Avaliação de Desempenho do servidor público, na esfera da Educação Superior da UFSM-, enquanto instrumento de gestão de pessoas, sistematizando todo o trabalho realizado até então, sobre a avaliação de desempenho dos servidores Técnico-Administrativos em Educação.Com a lei 11.091, de 12/01/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculados ao Ministério da Educação, foi trazida a luz a utilização de um sistema de avaliação funcional nas Universidades. Na UFSM, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos é o órgão responsável pela implantação do programa de avaliação de desempenho, de acordo com o que dispõe o Plano de Carreira dos cargos dos Técnico-administrativos em educação- PCCTAE ( Lei 11091/05), tendo o desafio de incutir na instituição a Avaliação de desempenho como ferramenta importante de gestão de pessoas. Para se alcançar esse objetivo, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfica e documental. No que se refere à estratégia de pesquisa, foi utilizado o estudo de caso cuja organização, objeto de estudo foi a Universidade Federal de Santa Maria. A coleta de dados foi através de análise de documentações, legislações e relatórios oferecidos pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos. A conclusão da minha Dissertação, foi a sistematização de todo o processo de implementação do Programa de Avaliação de Desempenho, através da descrição e da elaboração de uma Cartilha Pedagógica, que consta toda a divulgação e sistematização do processo de implementação do Programa de Avaliação de Desempenho na UFSM, para que possa servir de estudos e parâmetros ás Instituições Superiores de Ensino.
Resumo inglês:From the viewpoint of the organization and especially the Public organization, the thematic of the process of Functional Performance Assessment, arises as a timely issue for the efficiency, quality in the services by the servants, gaining more space as it affects the capability of the own survival of the organization. Currently in the public, it is strongly occurring attempts to implement an assessment of performance to provide information about the civil servants which are used to subsidize a process of personal management. They are instruments that are growing to value the civil servants, and to improve working processes. A great challenge due to the organizational culture of the public sector, because according to Marconi (2004) the effective performance assessment will be possible through the development and culture focused on results, with an alignment of the goals of the individual and of the team to the goals of the organization. From this viewpoint, this dissertation project has as RESEARCH THEME The performance assessment of the public servant , in the sphere of Higher Education at UFSM Good Practices, while instrument for people management, systematizing all the work accomplished so far, regarding the performance assessment of the administrative technician in Education. According to the law N 11.091, de 12/01/2005, which deals with the structure of the Career Plan of Technical and Administrative Positions in Education, under the Federal Institutions linked to the Ministry of Education, it was brought into light the use of a functional assessment system in universities. At UFSM, the Dean of Human Resources is the organ responsible for implementing the program of performance assessment, according to what provides the Career Plan of the Technical and administrative positions in education- PCCTAE (Law 11091/05) having the challenge of instilling in the institution the performance assessment as an important tool for people management. In order to achieve this goal, there will be a research of quantitative, bibliographical and documental nature. Concerning the research strategy, there will be used the case study whose organization, object of study will be the Federal University of Santa Maria. The data collection will be through the analysis of documentation, legislation and reports provided by the Dean of Human Resources. The conclusion of my dissertation is the Pedagogical Primer, which contains all the publicizing and systematization of the process of implementation of the Program of Performance Assessment at UFSM, in order to help as studies and parameters for the Federal Institutions of Education.