Um modelo de previsão do saldo da balança comercial brasileira

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2009.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2009
Main Author: Oliveira, José Pereira de
Orientador/a: Pinto, Maurício Barata de Paula
Format: Dissertação
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/11151
Citação:OLIVEIRA, José Pereira de. Um modelo de previsão do saldo da balança comercial brasileira. 2009. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo inglês:Esta dissertação apresenta uma proposta de modelo para prever o saldo da balança comercial brasileira. A proposta é que o saldo comercial seja previsto por meio da diferença entre os valores totais previstos das exportações e importações brasileiras. O modelo considera dados mensais do período de janeiro de 1995 a agosto de 2009 e utiliza um VECM (Modelo Vetor de Correção de Erros). A abordagem teórica é a de um sistema de equilíbrio entre oferta e demanda de exportações e importações, que definiu as variáveis utilizadas no modelo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation proposes a model to predict the Brazilian commercial trade balance. The trade balance forecast is based on the difference between the forecasts for Brazilian exports and imports. The model uses monthly data from January, 1995 to August, 2009 and uses a VECM (vector error correction model). The approach is derived from a supply and demand equilibrium system for exports and imports, which specifies the variables used in the model.