Seleção sexual na aranha urbana Hasariusadansoni (Araneae : Salticidae)

Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2017.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Castilho, Leonardo Braga
Orientador/a: Macedo, Regina Helena Ferraz
Format: Tese
Language:por
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/24449
Citação:CASTILHO, Leonardo Braga. Seleção sexual na aranha urbana Hasariusadansoni (Araneae: Salticidae). 2017. v, 86 f., il. Tese (Doutorado em Ecologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo Português:A seleção sexual é uma vertente da seleção natural que explica o surgimento de características morfológicas e comportamentais especializadas para o comportamento reprodutivo. Muitas dessas características são tidas como importantes no processo de escolha de parceiros em várias espécies animais. Nesta tese, o comportamento reprodutivo da aranha papa-moscas Hasariusadansoni (Araneae: Salticidae) foi descrita em detalhes pela primeira vez. Em seguida, o processo de seleção sexual foi estudado, em especial averiguando-se a presença de preferências por fenótipos específicos de parceiros nos níveis populacional e individual. Uma das mais importantes hipóteses da teoria de seleção sexual, a hipótese da desvantagem, foi também testada explicitamente. A espécie estudada apresenta comportamento reprodutivo semelhante àquele já descrito para outras espécies da mesma família, incluindo ornamentos coloridos (i.e.: manchas brancas nos pedipalpos dos machos) mostrados para as fêmeas durante a corte, e vibração abdominal por parte de ambos os sexos durante o cortejo. Não foi detectada qualquer preferência de machos por fenótipos específicos de fêmeas, nem preferências de fêmeas por fenótipos específicos de machos.No entanto, as fêmeas apresentaram fortes tendências individuais para escolha de parceiros. Os machos da espécie não seguem o modelo da desvantagem. Este é um primeiro passo no estudo do comportamento reprodutivo de H. adansoni e estudos futuros buscarão focar em dados colorimétricos e vibracionais como características candidatas para serem alvo de escolha das fêmeas, já que tais características não puderam ser abordadas com mais detalhes neste estudo.