Essays on structural change and economic growth : an approach to public taxation, international trade and endogenous technical progress

Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2018.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2018
Main Author: Paiva, Matheus Silva de
Orientador/a: Araújo, Ricardo Silva Azevedo
Format: Tese
Online Access:http://repositorio.unb.br/handle/10482/33086
Citação:PAIVA, Matheus Silva de. Essays on structural change and economic growth: an approach to public taxation, international trade and endogenous technical progress. 2018. 87 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo Português:Embora a mudança estrutural seja tão importante quanto o crescimento econômico para o pleno entendimento do processo de desenvolvimento econômico, o estudo do papel da mudança estrutural não recebeu a mesma atenção que o crescimento econômico. E esse entendimento também é fundamental, porque essa relação adequada e harmoniosa entre crescimento e mudança estrutural promove vários aspectos positivos da sociedade, por exemplo, reduzindo a taxa de analfabetismo, reduzindo a taxa de pobreza, aumentando a qualidade de vida, melhorando a educação e a saúde e etc. Neste contexto, o principal objetivo desta tese é mostrar como um grande número de questões relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico pode ser abordado a partir de uma abordagem dinâmica de mudança estrutural. Nesse cenário, várias entidades podem desempenhar papéis decisivos nesse processo, como governo, empresas e famílias. Seu tema central é a busca pela compreensão da teoria do desenvolvimento econômico a partir de um arcabouço analítico no qual as mudanças na composição setorial advindas desses agentes, por exemplo, o governo e as preferências do consumidor, desempenham um papel central no processo de desenvolvimento econômico.