Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/7475 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico. |
id |
UNESC-1_30427f2d0501b39b90f13f81a8b180bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/7475 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Alves, Laís TrajanoMueller, Rafael RodrigoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2020-02-26T18:52:12Z2020-02-26T18:52:12Z2019http://repositorio.unesc.net/handle/1/7475Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico.Nos dias atuais, o coaching tem sido extremamente demandado dentro e fora das organizações. Ele expressa um consenso no âmbito organizacional no que diz respeito aos processos de treinamento e aprimoramento pessoal e profissional, que nos últimos tempos tem demandado o indivíduo que trabalha tomado em sua objetividade e subjetividade, o indivíduo em sua totalidade; demanda também que o dispêndio de energia do corpo e da mente do trabalhador se direcione para os mesmos objetivos da organização. Para tal adequação às necessidades do capital se faz necessário certo ‘treinamento’, ‘aperfeiçoamento’, desenvolvimento de determinadas competências do indivíduo que trabalha, e o coaching, ao menos de imediato, parece ser um método adequado para cumprir essa função. Diante da atual demanda pelo coaching, que vem ganhando espaço nas diferentes esferas da existência, tanto na esfera pessoal quanto na profissional, parece-nos importante olhar para essa realidade contemporânea por uma perspectiva crítica, a fim de buscar identificar eventuais contradições e interesses para sua aplicação, bem como consequências individuais e sociais. Nesse contexto, buscamos compreender qual a função social desempenhada pelo coaching na sociedade das mercadorias, tanto no aspecto econômico quanto na sua influência na produção das subjetividades. Mediante uma pesquisa bibliográfica de natureza básica, e utilizando-se do materialismo histórico dialético e da teoria marxiana, buscamos desenvolver uma reflexão crítica a cerca do objeto de estudo. Nesse sentido nos foi possível apreender as origens do coaching e sua aplicação e função social na sociedade da mercadoria como uma função social profundamente alienante, uma vez que, nas atuais condições da relação entre capital e trabalho, a função social assumida pelo coaching se dá no sentido de ser um meio pelo qual a força de trabalho se adequa às necessidades da sociedade da mercadoria, torna-se uma mercadoria mais atrativa, mais adequada às demandas do capital. O coaching assume um papel social alienante e reificante, uma vez que, por meio dele, intensifica-se o processo realizado pelo capital de transformação dos valores humanos em valores burgueses, reforçando a percepção do indivíduo que trabalha de que sua ‘realização pessoal’ e a obtenção de uma ‘vida plena de sentido’ estão diretamente relacionadas à capacidade ou incapacidade do indivíduo de se doar mais e mais ao seu trabalho alienado. No decorrer desse trabalho é possível apreender como se dá o fenômeno da alienação em uma perspectiva materialista histórica dialética e como esse fenômeno aparece na sociedade contemporânea, sendo o coaching apenas uma das formas dos complexos alienantes da sociedade da mercadoria, talvez a que está mais em voga no momento.CoachingTrabalhoTrabalho alienadoAlienaçãoFetiche da mercadoriaSociedades comerciaisAlienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:UNESCinstacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLaís Trajano Alves.pdfLaís Trajano Alves.pdfapplication/pdf1013129http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7475/1/La%c3%ads%20Trajano%20Alves.pdf88adf3ebe19d1e81f07eeeb2a95da1c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7475/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/7475oai:repositorio.unesc.net:1/74752020-02-26 15:52:15.163UNESCdspace@unesc.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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
title |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
spellingShingle |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante Alves, Laís Trajano Coaching Trabalho Trabalho alienado Alienação Fetiche da mercadoria Sociedades comerciais |
title_short |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
title_full |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
title_fullStr |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
title_full_unstemmed |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
title_sort |
Alienação das sociedades mercantis e as panacéias contemporâneas : o coaching e sua função social alienante |
author |
Alves, Laís Trajano |
author_facet |
Alves, Laís Trajano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Laís Trajano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mueller, Rafael Rodrigo |
contributor_str_mv |
Mueller, Rafael Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coaching Trabalho Trabalho alienado Alienação Fetiche da mercadoria Sociedades comerciais |
topic |
Coaching Trabalho Trabalho alienado Alienação Fetiche da mercadoria Sociedades comerciais |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Nos dias atuais, o coaching tem sido extremamente demandado dentro e fora das organizações. Ele expressa um consenso no âmbito organizacional no que diz respeito aos processos de treinamento e aprimoramento pessoal e profissional, que nos últimos tempos tem demandado o indivíduo que trabalha tomado em sua objetividade e subjetividade, o indivíduo em sua totalidade; demanda também que o dispêndio de energia do corpo e da mente do trabalhador se direcione para os mesmos objetivos da organização. Para tal adequação às necessidades do capital se faz necessário certo ‘treinamento’, ‘aperfeiçoamento’, desenvolvimento de determinadas competências do indivíduo que trabalha, e o coaching, ao menos de imediato, parece ser um método adequado para cumprir essa função. Diante da atual demanda pelo coaching, que vem ganhando espaço nas diferentes esferas da existência, tanto na esfera pessoal quanto na profissional, parece-nos importante olhar para essa realidade contemporânea por uma perspectiva crítica, a fim de buscar identificar eventuais contradições e interesses para sua aplicação, bem como consequências individuais e sociais. Nesse contexto, buscamos compreender qual a função social desempenhada pelo coaching na sociedade das mercadorias, tanto no aspecto econômico quanto na sua influência na produção das subjetividades. Mediante uma pesquisa bibliográfica de natureza básica, e utilizando-se do materialismo histórico dialético e da teoria marxiana, buscamos desenvolver uma reflexão crítica a cerca do objeto de estudo. Nesse sentido nos foi possível apreender as origens do coaching e sua aplicação e função social na sociedade da mercadoria como uma função social profundamente alienante, uma vez que, nas atuais condições da relação entre capital e trabalho, a função social assumida pelo coaching se dá no sentido de ser um meio pelo qual a força de trabalho se adequa às necessidades da sociedade da mercadoria, torna-se uma mercadoria mais atrativa, mais adequada às demandas do capital. O coaching assume um papel social alienante e reificante, uma vez que, por meio dele, intensifica-se o processo realizado pelo capital de transformação dos valores humanos em valores burgueses, reforçando a percepção do indivíduo que trabalha de que sua ‘realização pessoal’ e a obtenção de uma ‘vida plena de sentido’ estão diretamente relacionadas à capacidade ou incapacidade do indivíduo de se doar mais e mais ao seu trabalho alienado. No decorrer desse trabalho é possível apreender como se dá o fenômeno da alienação em uma perspectiva materialista histórica dialética e como esse fenômeno aparece na sociedade contemporânea, sendo o coaching apenas uma das formas dos complexos alienantes da sociedade da mercadoria, talvez a que está mais em voga no momento. |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-26T18:52:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-26T18:52:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/7475 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/7475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:UNESC instacron:UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
instname_str |
UNESC |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7475/1/La%c3%ads%20Trajano%20Alves.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7475/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88adf3ebe19d1e81f07eeeb2a95da1c2 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
UNESC |
repository.mail.fl_str_mv |
dspace@unesc.net |
_version_ |
1661288029763928064 |