FATORES A SEREM CONSIDERADOS PARA O LANÇAMENTO DE NOVA MARCA DE CAFÉ ORGÂNICO

The demand for organic products increases worldwide and creates market opportunities in various regions of the world, especially for small and medium producers, including communities of family farmers and various other components of the production chain, which may help the development of rural areas...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2011
Main Author: Lopes, Dayanny Carvalho lattes
Orientador/a: Miranda, José Messias lattes
Banca: Pozo, Osmar Vicente Chevez lattes, Veiga, André Delly
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade Jose do Rosario Vellano
Programa: Programa de Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária
Department: Ciências Agrárias
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/33
Citação:LOPES, Dayanny Carvalho. FACTORS TO BE CONSIDERED FOR THE LAUNCH OF A NEW BRAND OF ORGANIC COFFEE. 2011. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Jose do Rosario Vellano, Alfenas, 2011.
Resumo Português:A demanda por produtos orgânicos aumenta no mundo todo e gera oportunidades de mercado em diversas regiões do mundo. Cria oportunidades, principalmente para pequenos e médios produtores, incluindo comunidades de agricultores familiares e vários outros componentes da cadeia produtiva, o que pode auxiliar o desenvolvimento de áreas rurais próximas aos grandes centros urbanos e a corredores de exportação. Percebe-se que os consumidores estão mais preocupados com a questão relacionada à saúde e meio ambiente. Com relação a isso o mercado está carente de produtos voltados para a sustentabilidade. Em face da preocupação dos consumidores com o bem-estar, a Coopfam colocará no mercado um novo produto sustentável: o café orgânico DaTerra. Em razão disto foi realizada uma pesquisa para verificar os fatores a serem considerados para o lançamento do novo produto. O principal objetivo desse estudo foi analisar os fatores a serem considerados para o lançamento da marca de café no mercado. A pesquisa descritiva foi realizada nos principais supermercados de Machado e Poço Fundo/MG, com a ajuda de um questionário. Os resultados demonstraram que campanhas institucionais de esclarecimento devem ser formuladas, devido à pouca informação que os consumidores possuem sobre os cafés orgânicos e as estratégias para o lançamento do produto deverão ser voltadas para os consumidores que desconhecem um produto orgânico.
Resumo inglês:The demand for organic products increases worldwide and creates market opportunities in various regions of the world, especially for small and medium producers, including communities of family farmers and various other components of the production chain, which may help the development of rural areas close to large urban centers and export corridors. It is observed that consumers are more concerned with issues related to health and environment, and in this regard the market lacks sustainable products. In face of the consumers concern about welfare, Coopfam will launch onto the market a new sustainable product: DaTerra organic coffee. A research was then carried out in the supermarkets of Machado and Poço Fundo, MG, by means of a questionnaire, to verify the factors to be considered for launching a new product, as is the main purpose of this study: to launch a new brand of coffee. The results showed that institutional clarification campaigns should be formulated, due to the lack of information of consumers with regard to organic coffee, and strategies for launching this product will aim at consumers who are unaware of organic products.