Gestão por competências como estratégia organizacional para uma empresa familiar: o caso das lojas 3 Passos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Bender, Luis Felipe
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1918
Resumo: A dinâmica do mundo atual, impulsionada pelos novos paradigmas tecnológicos e abertura econômica dos mercados mundiais, aumenta cada vez mais os patamares competitivos das organizações. Nesse universo dinâmico, a sobrevivência das empresas prediz inovações que possibilitem aumento nos níveis de produtividade. Nesse sentido, elas têm reunido esforços para enfrentar os desafios que ameaçam constantemente as suas condições de competitividade. Diante desse cenário, a gestão de pessoas nas empresas pode ser geradora de vantagem competitiva e aumento de performance. Esta pesquisa propõe-se a fazer um estudo de caso em uma empresa familiar, com o objetivo de propor um sistema de gestão de pessoas profissionalizado a partir da utilização de uma metodologia adaptada de diversos modelos. A pesquisa é exploratória de natureza aplicada elaborada através de uma abordagem qualitativa. Os meios utilizados para esta investigação terão como base a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A primeira foi desenvolvida com base na leitura de livros, artigos, teses e dissertações pertinentes à área do estudo. A segunda foi elaborada com base na leitura de documentos internos da empresa em questão. A terceira foi fundamentada com base na pesquisa realizada junto à 6 membros da alta administração e à 10 gerentes das filiais com os maiores faturamentos da rede, totalizando 16 pessoas. A pesquisa foi dividida em três grandes partes: determinação do estágio da gestão de pessoas, levantamento das competências essenciais da empresa e desdobramento das core competencies em competências individuais para os gerentes. No total foram utilizados 5 modelos teóricos que possibilitaram fazer uma conexão coerente entre as competências essenciais da organização e as competências individuais para o cargo de gerente da área comercial. A utilização de maneira única destes modelos se mostrou eficaz, pois as pessoas envolvidas na pesquisa possuíam muito pouco conhecimento em relação à gestão por competências e a empresa não possuía um modelo de gestão de pessoas profissionalizado, o que é característico em empresas familiares. Além de determinar o estágio atual da área de Recursos Humanos da organização estudada, encontrou-se 7 core competencies e um conjunto de 140 competências individuais divididas em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para os gerentes comerciais. Concluiu-se com o estudo que, embora haja consciência da importância do RH e das pessoas, a empresa ainda não desenvolveu o seu departamento de Recursos Humanos para que ele possua uma função estratégica. A transformação necessária para mudar a Gestão de Pessoas atual para a por competências acarretará em alterações profundas na cultura da empresa tornando-a, principalmente, menos paternalista e mais profissionalizada, mas para que isto ocorra é crucial que os donos da empresa e o diretor apoiem e estejam convictos de que tal sistema seja capaz de impulsionar o crescimento do negócio.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGestão por competências como estratégia organizacional para uma empresa familiar: o caso das lojas 3 Passos2013-12-1620122013-12-16T11:28:35Z2013-12-16T11:28:35ZA dinâmica do mundo atual, impulsionada pelos novos paradigmas tecnológicos e abertura econômica dos mercados mundiais, aumenta cada vez mais os patamares competitivos das organizações. Nesse universo dinâmico, a sobrevivência das empresas prediz inovações que possibilitem aumento nos níveis de produtividade. Nesse sentido, elas têm reunido esforços para enfrentar os desafios que ameaçam constantemente as suas condições de competitividade. Diante desse cenário, a gestão de pessoas nas empresas pode ser geradora de vantagem competitiva e aumento de performance. Esta pesquisa propõe-se a fazer um estudo de caso em uma empresa familiar, com o objetivo de propor um sistema de gestão de pessoas profissionalizado a partir da utilização de uma metodologia adaptada de diversos modelos. A pesquisa é exploratória de natureza aplicada elaborada através de uma abordagem qualitativa. Os meios utilizados para esta investigação terão como base a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A primeira foi desenvolvida com base na leitura de livros, artigos, teses e dissertações pertinentes à área do estudo. A segunda foi elaborada com base na leitura de documentos internos da empresa em questão. A terceira foi fundamentada com base na pesquisa realizada junto à 6 membros da alta administração e à 10 gerentes das filiais com os maiores faturamentos da rede, totalizando 16 pessoas. A pesquisa foi dividida em três grandes partes: determinação do estágio da gestão de pessoas, levantamento das competências essenciais da empresa e desdobramento das core competencies em competências individuais para os gerentes. No total foram utilizados 5 modelos teóricos que possibilitaram fazer uma conexão coerente entre as competências essenciais da organização e as competências individuais para o cargo de gerente da área comercial. A utilização de maneira única destes modelos se mostrou eficaz, pois as pessoas envolvidas na pesquisa possuíam muito pouco conhecimento em relação à gestão por competências e a empresa não possuía um modelo de gestão de pessoas profissionalizado, o que é característico em empresas familiares. Além de determinar o estágio atual da área de Recursos Humanos da organização estudada, encontrou-se 7 core competencies e um conjunto de 140 competências individuais divididas em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para os gerentes comerciais. Concluiu-se com o estudo que, embora haja consciência da importância do RH e das pessoas, a empresa ainda não desenvolveu o seu departamento de Recursos Humanos para que ele possua uma função estratégica. A transformação necessária para mudar a Gestão de Pessoas atual para a por competências acarretará em alterações profundas na cultura da empresa tornando-a, principalmente, menos paternalista e mais profissionalizada, mas para que isto ocorra é crucial que os donos da empresa e o diretor apoiem e estejam convictos de que tal sistema seja capaz de impulsionar o crescimento do negócio.123 f.Gestão por competênciasEstratégia organizacionalCompetências essenciaisCompetências individuaisGestão de recursos humanosGestão de pessoasDesenvolvimentoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1918DMD_hdl_123456789/1918Bender, Luis Felipeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuis%20Felipe%20Bender.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1918/1/Luis%20Felipe%20Bender.pdfapplication/pdf1830114http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1918/1/Luis%20Felipe%20Bender.pdf738cbb234ba4acf936940dd663e17b42MD5123456789_1918_12019-01-21T12:44:05Zmail@mail.com -
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description A dinâmica do mundo atual, impulsionada pelos novos paradigmas tecnológicos e abertura econômica dos mercados mundiais, aumenta cada vez mais os patamares competitivos das organizações. Nesse universo dinâmico, a sobrevivência das empresas prediz inovações que possibilitem aumento nos níveis de produtividade. Nesse sentido, elas têm reunido esforços para enfrentar os desafios que ameaçam constantemente as suas condições de competitividade. Diante desse cenário, a gestão de pessoas nas empresas pode ser geradora de vantagem competitiva e aumento de performance. Esta pesquisa propõe-se a fazer um estudo de caso em uma empresa familiar, com o objetivo de propor um sistema de gestão de pessoas profissionalizado a partir da utilização de uma metodologia adaptada de diversos modelos. A pesquisa é exploratória de natureza aplicada elaborada através de uma abordagem qualitativa. Os meios utilizados para esta investigação terão como base a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. A primeira foi desenvolvida com base na leitura de livros, artigos, teses e dissertações pertinentes à área do estudo. A segunda foi elaborada com base na leitura de documentos internos da empresa em questão. A terceira foi fundamentada com base na pesquisa realizada junto à 6 membros da alta administração e à 10 gerentes das filiais com os maiores faturamentos da rede, totalizando 16 pessoas. A pesquisa foi dividida em três grandes partes: determinação do estágio da gestão de pessoas, levantamento das competências essenciais da empresa e desdobramento das core competencies em competências individuais para os gerentes. No total foram utilizados 5 modelos teóricos que possibilitaram fazer uma conexão coerente entre as competências essenciais da organização e as competências individuais para o cargo de gerente da área comercial. A utilização de maneira única destes modelos se mostrou eficaz, pois as pessoas envolvidas na pesquisa possuíam muito pouco conhecimento em relação à gestão por competências e a empresa não possuía um modelo de gestão de pessoas profissionalizado, o que é característico em empresas familiares. Além de determinar o estágio atual da área de Recursos Humanos da organização estudada, encontrou-se 7 core competencies e um conjunto de 140 competências individuais divididas em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para os gerentes comerciais. Concluiu-se com o estudo que, embora haja consciência da importância do RH e das pessoas, a empresa ainda não desenvolveu o seu departamento de Recursos Humanos para que ele possua uma função estratégica. A transformação necessária para mudar a Gestão de Pessoas atual para a por competências acarretará em alterações profundas na cultura da empresa tornando-a, principalmente, menos paternalista e mais profissionalizada, mas para que isto ocorra é crucial que os donos da empresa e o diretor apoiem e estejam convictos de que tal sistema seja capaz de impulsionar o crescimento do negócio.
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