Trânsitos culturais e diálogos de recriação entre obras cinematográficas e literárias: "la increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada"(1972), de Gabriel García Márquez, e Eréndira (1983), de Ruy Guerra

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino- Americanos. Orientador: Prof. Dr. Bruno López Petzoldt.

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Pereira, Luis Eduardo Santos
Orientador/a: Petzoldt, Bruno López
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Portugês:
Online Access:http://dspace.unila.edu.br/123456789/1708
Citação:PEREIRA, Luis Eduardo Santos. Trânsitos culturais e diálogos de recriação entre obras cinematográficas e literárias: "la increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada"(1972), de Gabriel García Márquez, e Eréndira (1983), de Ruy Guerra. 2017. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2017.113 p.
Resumo Português:O objeto central de estudo assumido neste trabalho são os diálogos midiáticos e semióticos da relação cinema-literatura. Essa relação principal será observada tendo como pano de fundo representações ligadas ao imaginário cultural latino-americano. A partir de múltiplos fatores e modelos de estudo que incluem o cinema, busca-se analisar o movimento do processo criativo entre as obras “La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada” (1972), de García Márquez, e o filme Eréndira (1983), de Ruy Guerra. Para além de cuidar de uma relação de análise na qual o filme é apenas baseado no conto, busca-se pensar como os contextos culturais dos artistas e os potenciais representativos das mídias em jogo ressignificam leituras que se materializam criando uma interpenetração dos discursos artísticos. Portanto, o presente trabalho empenha-se em apresentar leituras cruzadas que possibilitam compreender o tratamento de questões culturais representadas no conto pelo ponto de vista dos recursos cinematográficos e o mesmo ao revés.