Cooperação transfronteiriça e integração regional: o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF)

Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do Grau de Mestre. Orientador: Prof. Dr. José Renato Vieira Martins

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Andreatta, Alexandre
Orientador/a: Martins, José Renato Vieira
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Portugês:
Online Access:http://dspace.unila.edu.br/123456789/1696
Citação:ANDREATTA, Alexandre. Cooperação transfronteiriça e integração regional: o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CFI). 2016. 91 p. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2016.
Resumo Português:A integração regional faz-se de um instrumento político-chave para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, além de necessário em um processo de inserção internacional em um mundo cada vez mais globalizado. A possibilidade em articular a integração regional com políticas de desenvolvimento local mostra-se capaz de promover processos convergentes de desenvolvimento, que muito possibilitam transformarem-se em variáveis funcionais, produzindo efeitos de “transbordamento” de modo a contribuir para a integração regional. O estudo referente busca analisar a constituição do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, bem como as principais ações voltadas à cooperação transfronteiriça e como a mesma atua em nível de integração regional. Analisaremos tal processo a partir de experiências europeias de cooperação transfronteiriça caracterizado por Euroregiões, em consonância com o projeto de integração regional da Europa. Através de uma perspectiva “neofuncionalista”, exploraremos os “transbordamentos”, analisando o caso de implantação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF entre Brasil e Argentina, no contexto de cooperação transfronteiriça e integração regional.