Anarquismo, teatro e criminologia: os caminhos de Pietro Gori na América do Sul (1898-1902)

Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Prof. Dr. Andrea Ciacchi

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Quinta, Hugo de Carvalho
Orientador/a: Ciacchi, Andrea
Format: Dissertação
Language:por
Assuntos em Portugês:
Online Access:http://dspace.unila.edu.br/123456789/1748
Citação:QUINTA, Hugo de Carvalho. Anarquismo, teatro e criminologia: os caminhos de Pietro Gori na América do Sul (1898-1902) . Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-americanos. Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA. Foz do Iguaçu, 2016.
Resumo Português:Este trabalho examina a trajetória intelectual do italiano Pietro Gori (1865-1911), durante o período que ele residiu em Buenos Aires, entre 1898 e 1902. Gori foi advogado, militante político, criminólogo, conferencista, dramaturgo e poeta. A pesquisa traz à baila a sua estada na capital argentina, onde desenvolveu atividades intelectuais nos círculos anarquistas, no círculo positivista-criminológico criado a partir da revista que ele fundou e dirigiu em Buenos Aires, Criminalogía Moderna, publicada entre novembro de 1898 e janeiro de 1901, e nas numerosas iniciativas realizadas em outros países sul-americanos. Busca-se, primeiro, analisar a atuação de Gori em Buenos Aires, para, em seguida, percorrer e problematizar as andanças do italiano pela América do Sul e, por cabo, apresentar o projeto intelectual de sua autoria, a revista Criminalogía Moderna. O objetivo deste trabalho é reconstruir a trajetória intelectual de Pietro Gori, entre 1898 e 1902, com o fim de objetivar as realizações, as relações estabelecidas e as idiossincrasias de suas atividades em Buenos Aires e na região sul-americana. Esta dissertação revela, em conjunto, as múltiplas facetas de Gori, de modo a demonstrar a sua frutífera atuação no entre-séculos.