A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos. Orientador: Profa Dra Laura Janaina Dias Amato

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2017
Main Author: Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de
Orientador/a: Amato, Laura Janaina Dias
Format: Dissertação
Language:por
Published: PR/BIUNILA
Assuntos em Portugês:
Online Access:http://dspace.unila.edu.br/123456789/1868
Citação:Araújo, Yuri. A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar. 2017. 96 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino- Americanos - IELA) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2017.
Resumo Português:Este estudo pretende contribuir com a prática do professor, a partir do envolvimento com o fazer e a pesquisa, construindo conhecimento crítico sobre a realidade social. Esta pesquisa foi realizada com professoras de duas escolas públicas de Foz do Iguaçu, PR, pelo período de três meses no ano de 2015 e tem, por objetivo, estudar os reflexos do fanzine como mídia e prática social, aplicado em sala de aula como proposta na construção de novas formas de pensar a/na realidade. Esta dissertação busca observar como o aluno, ao ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos em sala de aula, permite-se criar e recombinar os conteúdos propostos pela professora ou professor que, por sua vez, também se reconhece como ser em construção, propondo-se à troca e ao diálogo. A fim de somar ao debate sobre novas formas de pensar no ambiente escolar, com o auxílio da Análise Crítica do Discurso e de outras pesquisas que aplicaram os zines em sala de aula, busca-se com este trabalho analisar o fanzine enquanto prática social capaz de promover a autonomia crítica entre alunos e professores.